Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Turbulência financeira ainda está em andamento, diz Bernanke

O presidente do Federal Reserve (Fed, o BC norte-americano), Ben Bernanke, afirmou nesta quinta-feira, 10, que a turbulência no mercado financeiro ainda está "em andamento" e que os esforços devem permanecer voltados a levar ao normal as condições de Wall Street.

O depoimento de Bernanke no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, em Washington, basicamente repetiu as observações que o presidente do Fed havia feito na terça, sobre a eventual necessidade de o banco central norte-americano ter maior autoridade para supervisão dos mercados financeiros.

Bernanke afirmou na Câmara que enquanto um acordo entre o Fed e a Securities and Exchange Comission (SEC) para partilhar informações sobre os bancos de investimento está atendendo às questões de curto prazo, "no longo prazo, talvez haja necessidade de uma legislação para oferecer um arcabouço mais sólido para supervisão prudente dos bancos de investimento e de outros grandes dealers".

Ele ressaltou, porém, que qualquer reforma "não deve indevidamente inibir a inovação" ou resultar em uma mudança em certas atividades de risco para outras instituições.

Enquanto isso, acrescentou, "como sistemas robustos de pagamento e liquidação são vitais para a estabilidade financeira, o Congresso deve considerar conceder ao Federal Reserve autoridade de supervisão explícita para sistemas importantes de pagamentos e liquidação".

Bernanke disse ainda que o Tesouro deve ter maior responsabilidade para lidar com instituições falidas. "Como a resolução de uma instituição falida pode ter implicações fiscais, seria apropriado para o Tesouro adotar o papel principal em qualquer processo desse tipo, consultando o regulador da empresa e outras autoridades", afirmou.
Fonte: Agência Estado

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.