Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Paraná amplia participação na safra nacional de grãos

Maior produtor brasileiro de grãos, o Paraná aumentou sua participação na safra do ano passado. Impulsionado pelo crescimento da produção de milho e soja e pela recuperação do trigo, o Estado, que havia respondido por 19,8% da produção nacional em 2006, teve sua participação elevada para 21,8% no ano passado, conforme a pesquisa Produção Agrícola Municipal divulgada ontem pelo Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Estado é o principal produtor de milho, feijão, trigo, cevada e triticale; e o segundo de soja, centeio e aveia.

“Essa diversidade de produtos cultivados no Estado permite um melhor planejamento econômico”, destacou o IBGE em sua pesquisa. “Além disso, o emprego de técnicas modernas, como a rotação de culturas e o plantio direto, diminui os impactos sobre o solo e o ambiente, proporcionando o cultivo de mais de uma safra na mesma área.”

O principal destaque da safra de 2007 em nível nacional foi o milho, com um crescimento de quase 9,2 milhões de toneladas (21,5%) em relação a 2006. No Paraná, o aumento foi ainda maior, de 26,9%, totalizando 14,2 milhões de toneladas colhidas e movimentando R$ 4 bilhões.

 De acordo com o IBGE, impulsionado pelo avanço dos preços do mercado externo, os produtores brasileiros ampliaram em 11,5% a área cultivada, principalmente na segunda safra. Além disso, o milho de primeira safra apresentou um rendimento médio superior ao de 2006.

O aquecimento dos preços do milho no mercado externo deveu-se ao fato de os Estados Unidos, maior produtor e exportador mundial, destinar parte da sua produção para a fabricação de etanol, com o objetivo de diminuir a dependência do petróleo, que tem atingido preços elevados.

Além do milho - que teve aumento de quase 9,2 milhões de toneladas - outro item que se destacou foi o trigo, cuja produção foi muito afetada em 2006 pelas condições climáticas desfavoráveis e pela redução da área plantada em função dos preços baixos.

O município paranaense de Tibagi foi o maior produtor do País, com 62.500 toneladas, o que representa um aumento de 42% em relação ao ano anterior. A recuperação da produção no município deveu-se tanto a maior área plantada como ao melhor rendimento das lavouras.

A produção brasileira de soja também cresceu, superando em 10,6% a do ano anterior, batendo novo recorde: 58 milhões de toneladas. No Paraná, segundo maior produtor da oleaginosa -atrás do Mato Grosso -, o crescimento da produção da soja foi ainda maior (26,8%) na comparação com 2006, totalizando 11,8 milhões de toneladas.

País

Em todo o País, 133,3 milhões de toneladas de grãos foram colhidas no ano passado, 13,7% a mais do que em 2006. Com a valorização dos principais grãos, o valor da produção cresceu 36,5% em relação ao ano anterior, o que significa um aporte de quase 15 bilhões de reais, atingindo-se 55,9 bilhões de reais.

Apesar desse aumento, segundo o IBGE, este valor ainda é menor que o alcançado nos anos 2003 e 2004, quando foram contabilizados 58,0 e 63,4 bilhões de reais, respectivamente. A valorização da moeda brasileira, nos últimos anos, é a principal explicação deste resultado, já que grande parte da produção é destinada ao mercado externo.

O Paraná figurou como maior produtor brasileiro de grãos em 2007, seguido pelo Mato Grosso (18,2% de participação) e o Rio Grande do Sul (18,1%).
Fonte: Paranaonline.com.br

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.