Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Campeiro vai instalar indústria na Região Metropolitana de Curitiba

A empresa Campeiro Alimentos, uma das maiores produtoras de arroz da região Sul, deve abrir uma unidade industrial na Região Metropolitana de Curitiba. O dono da empresa, o americano Gary Kennedy, se reuniu nesta terça-feira (10), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, com o vice-governador Orlando Pessuti e com o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, para discutir, além da instalação da fábrica, a transferência da sede de Santa Catarina para o Paraná e a construção de uma unidade de distribuição.

A nova fábrica deve receber, a princípio, investimentos de 10 milhões de dóláres, segundo Gary. Em um segundo momento, outros 40 milhões de dólares devem ser direcionados para a compra e parcerias com pequenas empresas paranaenses produtoras de arroz. A Campeiro Alimentos também terá no Paraná uma unidade de distribuição para suas filiais no Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Bahia e Maranhão. Dessa forma, disse o dono da empresa, o Paraná se configura como ponto estratégico.

A sede da Campeiro Alimentos também será transferida para a Região Metropolitana de Curitiba. Ela sairá da cidade de Tubarão, em Santa Catarina, já nos próximos quatros meses, conforme anunciado por Gary. A cidade que vai abrigar as novas unidades ainda não foi escolhida. Membros da empresa vão visitar, nos próximos dias, os municípios e avaliar, além da localização geográfica estratégica, os benefícios fiscais que eles podem oferecer.

Gary destacou que os incentivos fiscais e a oportunidade de a empresa se instalar na Região Metropolitana de Curitiba chamaram ainda mais a atenção para o Paraná. “Nos Estados Unidos, o Estado tem um incentivo que ele pode oferecer às empresas e cada município tem que dar o que o Estado dá. Aqui no Paraná alguns municípios podem dar mais ou menos incentivos, e isso para nós é bom”, disse.

O dono da empresa também ressaltou a mão de obra qualificada que o Estado dispõe. “O Paraná tem uma combinação do que achamos mais importante para a empresa, que são pessoas já preparadas para trabalhar, educadas, além de ficar entre o Rio Grande do Sul e São Paulo, o que facilita a distribuição. Temos pessoas que precisam viajar para todas as partes do país e que querem morar em Curitiba. Se fosse outro lugar, não poderiam viajar tão facilmente”, explicou.

O vice-governador Orlando Pessuti explicou a Gary que a produção e a comercialização do arroz paranaense se concentra, principalmente, na região Norte. “Eles se interessaram pelo fato de que Apucarana é um dos principais centros de comercialização de arroz em casca e descascado e de Querência do Norte produzir em grande quantidade o arroz irrigado. Eles pretendem visitar os municípios e estabelecer parcerias nessa região”, disse o vice-governador.

Para Pessuti, a vinda de empresas para o Paraná é garantia de emprego e renda aos trabalhadores. “Em um momento de dificuldade como este (referindo-se à crise econômica mundial), o que mais se deve prezar é o emprego e a renda. O Governo do Estado tem uma política de créditos e de incentivos fiscais e tributários, sempre procurando assegurar o emprego e a renda do trabalhador”, afirmou.

O secretário Virgílio lembrou que a Campeiro Alimentos é mais uma grande empresa vinda de outro Estado para o Paraná. “Temos como pontos fortes o aeroporto, os portos, a estrutura, a mão de obra qualificada, a energia mais barata, enfim, todo um potencial logístico. Além disso, o Paraná no ano passado bateu recordes de exportação, produção industrial e geração de empregos”, afirmou.

Pessuti disse ainda que a vinda da Campeiro Alimentos para o Paraná mostra que o Governo do Estado “está no caminho certo ao instituir essa política de incentivos fiscais para as empresas que querem ampliar seus negócios ou para aquelas que querem se instalar no Paraná”. Em 2008, a empresa vendeu aproximadamente 3,6 milhões de fardos de arroz, com um faturamento de R$ 170 milhões.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.