Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Emprego registra recuperação em Curitiba

Uma queda no número de pedidos de seguro-desemprego em Curitiba em fevereiro, em relação a janeiro, pode estar mostrando uma relativa recuperação do emprego na capital.

A conclusão é do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que divulgou ontem os dados do Observatório do Emprego, levantados em conjunto com a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego. Os números, porém, mostram que foram feitos mais requerimentos nos dois primeiros meses do que no mesmo período de 2008.

Em janeiro, foram registrados, em Curitiba, quase 12 mil pedidos do seguro-desemprego. Foi o maior índice da série, com um crescimento de aproximadamente 30% em relação ao mesmo mês, em 2008, quando os pedidos totalizaram 9,2 mil.

Já em fevereiro deste ano, foram pouco mais de 9 mil pedidos, contra 8,5 mil registrados um ano antes - um crescimento de 6,3%. A maior parte dos requerentes de fevereiro (3,87 mil) veio do setor de serviços, seguido pelo comércio (2,63 mil) - os setores são os maiores empregadores de Curitiba.

“Os dados são um indicativo de que talvez o pior já tenha passado”, avalia a economista do Dieese, Lenina Formaggi. Ela informa que, para os próximos meses, a tendência é de recuperação.

E ressalta que, apesar dos números do seguro-desemprego não poderem ser tomados como único indicativo, os índices têm batido com os do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Em Curitiba, os dados do seguro costumam refletir o comportamento do emprego do mês imediatamente anterior, já que, em média, os trabalhadores têm demorado 34 dias para requerer o benefício.

Devido, em sua maior parte -segundo Formaggi -, ao grande número de acordos coletivos efetuados com montadoras, na região metropolitana, o número de pedidos da bolsa qualificação também foi alto em janeiro, em Curitiba: foram 846, contra apenas 63 em fevereiro.

Em todo o Paraná, foram contabilizados 3,25 mil beneficiários da bolsa, no primeiro bimestre. O benefício é concedido a empregados com contrato de trabalho suspenso temporariamente.

Raio-x

O Dieese também divulgou um raio-x do seguro-desemprego em 2008, em Curitiba. No ano passado, 113,6 mil pessoas pediram o benefício, o que representa quase 25% do total de requerentes no Paraná.

O mês que teve mais pedidos foi novembro, com cerca de 10,8 mil. Os trabalhadores entre 30 e 39 anos de idade foram os que mais solicitaram o seguro em 2008, em Curitiba.

Foram 27,8 mil pedidos nessa faixa - 28,56% do total. O Dieese também apurou que a maioria (28,74%) dos trabalhadores que receberam o benefício permaneceram entre um e dois anos no último emprego.

O grau de escolaridade predominante entre os beneficiários do seguro-desemprego na capital, em 2008, foi a faixa de segundo grau completo a superior incompleto.

Foram perto de 50 mil solicitações, que representam 51,5% dos pedidos. Os beneficiários com nível superior completo foram 8,16%, e os analfabetos ou com até quarta série incompleta representaram apenas 2,17% do total.

Fonte:Paraná Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.