Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Dez razões para o Copom não elevar os juros, mostra ex-diretor do BC

Para o diretor de Investimentos da Porto Seguro e ex-diretor do Banco Central, Sérgio Goldenstein, o BC tem pelo menos dez boas razões para não elevar a taxa básica de juros (Selic) em 2010, hoje em 8,75% ao ano.

"Ao contrário da visão amplamente majoritária do mercado, considero difícil que o BC tenha fundamentos para subir os juros em 2010″, diz Goldenstein.

O primeiro é que todas as projeções apontam que, em 2010, a inflação ficará abaixo do centro da meta definida pelo BC.

Além disso, destaca o economista da Porto Seguro a deflação registrada pelos IGPs em 2009 terá efeito baixista sobre os preços dos serviços públicos privatizados em 2010.

A terceira razão, diz Goldenstein, para manter a taxa é que, dada a queda do IPCA em 2009 sobre 2008, a inércia inflacionária em 2010 será bem menor.

Além disso, observa, as perspectivas do câmbio apreciada mitigam pressões inflacionárias. O quinto motivo é a safra mundial de grãos no mundo que joga os preços agrícolas para baixo.

A sexta razão é que as demais commodities não mostram força para subir significativamente sobre os patamares atuais, devido à lenta recuperação da economia global.

Em sétimo lugar, segundo ele, o setor exportador continuará fraco, pois o mundo crescerá nos próximos anos abaixo do potencial, considerando a redução dos estímulos fiscais e a fraqueza do consumo nos EUA.

Em oitavo lugar, Goldenstein destaca que a redução entre a capacidade de produção do país e a produção efetiva no próximo ano não significa, necessariamente, alta de juros, pois a economia teria de continuar crescendo acima do potencial por um período razoável para haver pressões inflacionárias.

Em nono, observa ser improvável que a massa salarial real e o crédito no Brasil retornem ao ritmo de crescimento anterior à crise, período de bolha.

Em décimo lugar, aponta que as desonerações tributárias (IPI) acarretaram uma antecipação do consumo em 2009, o que deve refrear a expansão da demanda em 2010.

Fonte: Monitor Mercantil

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.