Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Estudo do IPEA revela que salários não acompanham recuperação

Apesar do aumento da produtividade registrado após a crise financeira internacional, os lucros com o crescimento não estão sendo repassados aos salários dos trabalhadores brasileiros. É o que conclui uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), divulgada nesta quarta-feira (5).

Segundo o presidente da instituição, Márcio Pochmann, existem dois motivos pelos quais as empresas não estão repassando os ganhos com o aumento da produtividade e do lucro: a desvalorização do dólar frente ao real e os juros altos.

Câmbio flutuante e juros altos

"O câmbio e os juros altos forçam as empresas a enfrentar pressões de custo. Elas aumentam a produtividade e não repassam esses ganhos para não correr o risco de terem que aumentar o preço dos seus produtos. A taxa de câmbio, que voltou a se elevar, tem implicações inegáveis sobre o setor produtivo, desacelerando a atividade e comprometendo decisões voltadas pros investimentos", disse.

De acordo com Pochmann, o não repasse dos ganhos com produtividade para os salários causa um efeito negativo para o Brasil: a baixa participação dos salários na comparação com o Produto Interno Bruto brasileiro.

Participação do salário no PIB

"Isso é péssimo para o Brasil. Veja que, em países desenvolvidos, a participação da renda obtida com salário no PIB é cerca de dois terços. No Brasil, isso não chega a 50%. Isso significa que o Brasil precisa avançar. Mais da metade da renda do brasileiro deriva do lucro com propriedade, dos juros, de aluguéis", afirmou.

O presidente do Ipea explicou que apesar da crise financeira internacional, os salários aumentaram e o ritmo de redução da desigualdade de renda continua sua trajetória. "Em 2010, estamos assistindo a continuidade da recuperação econômica não apenas pela sustentação da renda das famílias, mas pela recuperação dos investimentos, que amplia capacidade produtiva nacional", disse.

Fonte: O vermelho

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.