Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Negociações garantem ganho real para 95,8% dos metalúrgicos em 2010

Fonte: Valor Econômico

As negociações salariais do ano passado garantiram ganhos reais para 95,8% dos metalúrgicos no país. A categoria esteve envolvida em 71 convenções ou acordos coletivos de trabalho.

Os números fazem parte do balanço dos reajustes salariais da categoria em 2010 divulgados pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), FEM/CUT (Federação dos Sindicatos Metalúrgicos) e CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos).

O ano passado também pode ser considerado o melhor para a categoria, já que 100% das convenções ou acordos asseguraram ao menos a reposição das perdas causadas pela inflação.

No que diz respeito à proporção de reajustes com ganho real, 2010 fica atrás apenas de 2005 (97,1%) e 2007 (96,4%). O desempenho dos metalúrgicos ainda foi superior ao registrado por outros setores, como indústria (90,5%), comércio (95,7%) e serviços (82,8%).

O deputado estadual e presidente da CNM/CUT, Carlos Grana, avaliou que as negociações foram muito positivas para os trabalhadores. Segundo ele, o desempenho está relacionado com o momento favorável da economia brasileira e o alto nível de organização dos sindicatos ligados aos metalúrgicos.

“Esse dois fatores são fundamentais nas negociações para garantir a recuperação da inflação e um aumento real”, afirmou.

Grana ressaltou que há uma tendência de evolução significativa nas negociações desde 2004, quando houve um ganho real de 88,4%. Entre 2000 e 2003, o melhor resultado, por exemplo, foi 67,3%, alcançado no primeiro ano da série (2000).

“O país voltou a crescer a partir de 2004 e isso foi determinante para melhorar as condições. Ao mesmo tempo, os sindicatos ficaram mais organizados”, explicou.

Somando-se os reajustes negociados ao longo dos últimos três anos, conclui-se que a maior parte dos metalúrgicos garantiu valorização dos salários na faixa de 4,01 a 5% acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Além disso, 39,4% dos metalúrgicos acumularam ganho real superior a 7,01%. Somente 4,2% do total das negociações não recuperaram os impactos causados pela inflação no período entre 2008 e 2010.

Grana afirmou que o desafio é manter essa tendência para os próximos anos, sobretudo diante das perspectivas positivas da economia brasileira.

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.