Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Força Sindical inicia comemorações de seus 20 anos com evento plural e democrático

O início das comemorações dos  20 anos da Força Sindical foi marcado pela democracia e pluralidade, que caracterizou a Central neste período. Estas qualidades da Central, aliadas a autonomia e a independência foram ressaltadas pelos convidados e dirigentes sindicais.

Participaram da solenidade e foram homenageados com a Medalha Comemorativa dos 20 anos da Força Sindical o governador de SP, Geraldo Alckmin; o senador Aécio Neves (PSDB-SP); o prefeito Gilberto Kassab; o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia; o ministro Gilberto Carvalho, chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República e o prefeito Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo e Victor Baéz, secretário-geral da CSA.

 Também receberam a Medalha, dirigentes sindicais representantes de entidades filiados à Central, os fundadores da Central Luiz Antonio Medeiros e Melquíades de Araújo, presidente da Fetiasp, além de funcionários e consultores.


“ Cada um de nós é responsável pelo crescimento da Força Sindical”, disse Paulo Pereira da Silva, Paulinho, presidente da entidade. Ele defendeu que no 1º de Maio seja aprovada a pauta de reivindicações dos trabalhadores apresentada na Conclat – Conferência Nacional da Classe Trabalhadora - realizada no Pacaembu no ano passado. Ele ressaltou a necessidade de as centrais superarem as divergências para lutar pelos direitos dos trabalhadores.

O governador Alckmin disse, ao destacar a independência e a pluralidade da Central,  ser “aliado dos trabalhadores e sempre procurou valorizar mais o trabalhador que o capital”. Para o prefeito Gilberto Kassab, a Força Sindical se consolidou e hoje é uma referência sindical.

O senador Aécio Neves, lembrou a parceira que fez com a Força Sindical Minas Gerais, quando foi governador. “Ao lado da Força Sindical, Minas cresceu um PIB (Produto Interno Bruto) chinês”, declarou. Ele lembrou que na Marcha a Brasília feita pela Central, ele foi a Uberaba (MG) para dar apoio aos sindicalistas, que foram pressionar o governo pelo aumento do salário mínimo.

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, exaltou o trabalho do presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, Paulinho, como sindicalista e na Câmara dos Deputados na defesa dos trabalhadores. “A política fixando regras para o reajuste do salário mínimo é fruto do trabalho das centrais sindicais”, declarou, ao ressaltar que um relatório do Banco Central mostra que as negociações salariais de 2010 foram as principais responsáveis pelo aumento da distribuição de renda do País.  

O prefeito Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo, declarou que ele e Paulinho superaram as divergências para iniciar o processo de unidade das centrais.
O vice-presidente da Força Sindical, Miguel Torres, destacou os 20 anos de luta. “Começamos desacreditados, uma central pequena e que hoje é a segunda do País”. Já João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário da Força Sindical, destacou que a Força Sindical ocupou seu espaço no movimento sindical como uma central plural, democrática e heterogênea.

Neusa Barbosa, diretora da Fetiasp e ex-secretária da Mulher da Força Sindical, também foi agraciada com a Medalha Comemorativa dos 20 anos da Força Sindical. Emocionada, Neusa lembrou a luta das mulheres que contribuiu muito para o crescimento da Central. Para Nair Goulart, presidente da Força Sindical Bahia, 20 anos é uma trajetória. “Passou pela minha cabeça as lutas, as conquistas. O Brasil avançou, as mulheres avançaram”, disse.

“Passa a história pela minha cabeça. A Força nasceu forte, porque nasceu no Dia Internacional da Mulher. Construimos a Central com suor e alegria e continuaremos a lutar. Não baixaremos a guarda”, destacou Eunice Cabral, vice-presidente da Central. Já Elza Costa Pereira, diretora de Finanças do Sindicato dos Metalúrgicos de SP, agradeceu a homenagem e elogiou a atuação de Paulinho no comando da Central.

Victor Baéz, secretário-geral da CSA (Confederação Sindical das Américas), afirmou que nestes 20 anos, a Força Sindical lutou muito em defesa dos direitos dos trabalhadores. Também compareceram à solenidade representantes de entidades sindicais internacionais: Sharan Burrow, secretária-geral da CSI-ITUC-CSI, Victor Baéz, secretário-geral da CSA e Amanda Villatoro, também da CSA. Também foram homenageados representantes das centrais sindicais brasileiras.

Plural
A Força Sindical foi criada em 8 de março com a marca de ser  democrática, plural e aberta. Nestas duas décadas firmou-se como uma das mais importantes centrais brasileiras, representando mais de 1.600 sindicatos de trabalhadores da ativa e aposentados, federações, confederações e colônias de pescadores.

As comemorações dos 20 anos da Força Sindical acontecerão durante todo o ano, com ciclos de debates sobre temas relativos ao mundo do trabalho. O evento realizado ontem no Hakka Espaço de Eventos marcou o início das comemorações.

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.