Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Banco Central vai elaborar taxa de juro referencial para economia

O Banco Central vai elaborar e divulgar, a partir de setembro, a Taxa Preferencial Brasileira. Ela será calculada com base nos juros cobrados dos empréstimos feitos pelos melhores clientes dos bancos do país – grandes empresas – e poderá ser comparada aos juros cobrados em outros tipos de operações de crédito.

O anúncio da criação da taxa referencial foi feito hoje (12) pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, durante seminário promovido pela instituição em São Paulo. Segundo Tombini, essa será uma "taxa prime brasileira".

A taxa prime já é calculada por bancos centrais de outros países. Ela também corresponde aos juros dos empréstimos feitos pelos bancos aos seus melhores clientes, geralmente, grandes empresas. É, assim, a taxa mais baixa cobrada nesses países.

Tombini disse também que a criação da "prime brasileira" deve estimular a concorrência bancária e colaborar para uma queda nos juros de todo tipo de crédito. "A criação desta referência permitirá que as demais taxas do sistema possam ser comparadas com essa", disse. "Com isso, esperamos também uma maior concorrência do sistema bancário."

Fonte: Agência Brasil

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.