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Bosch negocia fornecimento de ABS para motos populares

A Bosch está empenhada no fornecimento de ABS, sistema antibloqueio de frenagem, para motocicletas de baixa cilindrada fabricadas no País. Para Besaliel Botelho, presidente da Robert Bosch América Latina, o momento é de conscientizar os motociclistas sobre a importância do componente e de negociar com as montadoras do segmento para que o custo caiba no bolso do consumidor:

"Tratamos com todos os nossos clientes fabricantes de motocicletas. No ano que vem estimamos iniciar o fornecimento de ABS para motos de menos de 250 centímetros cúbicos de cilindrada produzidas no País, importando os componentes da Alemanha, onde temos volume."

A nacionalização do componente deve começar após 2014:
"Há várias fases: primeiro a importação, depois o início de produção e aumento de nacionalização gradual e por fim a fabricação nacional, quando já se tem demanda significativa que compense substituir os gastos com importação e transporte".

Carlo Gibran, gerente de vendas da divisão Chassis Systems Control, afirma que a intenção é focar o segmento de motos populares, pois "representam mais de 90% da produção local".
Atualmente 1% das motocicletas comercializadas no Brasil e na Argentina é equipada com ABS, restrito às de maior cilindrada. Deste porcentual a Bosch participa com 30% dos fornecimentos, tanto em motos já importadas com o sistema quanto as produzidas localmente que usam o ABS alemão: estão em modelos BMW, Ducati, Honda e Kawasaki.

Desenvolvido pela Bosch no Japão, o sistema está em sua nona geração. Além de evitar o travamento das rodas da motocicleta em frenagem de emergência e reduzir a distância que o veículo percorre até parar completamente, pesa 700 gramas – o que permite sua instalação em motos de diferentes portes.

A Bosch, contudo, não revelou qual seria o aumento médio no valor final das motocicletas equipadas com ABS.
Pesquisa – Para fundamentar tratativas com montadoras e conhecer seu público-alvo, a Bosch entrevistou 750 motociclistas no Brasil e na Argentina. E um dos principais resultados aferidos mostrou que 86% consideram a frenagem brusca, de emergência, como uma das situações mais perigosas no trânsito.

27% dos entrevistados afirmaram desconhecer a existência de ABS para motos, enquanto outros 14% não sabem quais são os benefícios do sistema.

Fonte: Autodata
Desenvolvido por Agência Confraria

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