Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

Retomada econômica já!

Sérgio Butka - Presidente
As engrenagens da economia brasileira precisam voltar a funcionar normalmente. Ou seja, precisamos agir para garantir a retomada do crescimento econômico do país. Estamos em 2016 e se não arregaçarmos as mangas e partir para a luta corremos o risco de viver novamente um 2015, ou até pior.

Além da nossa mobilização será preciso um consenso entre vários setores, incluindo principalmente governo federal e empresariado para colocarmos de uma vez por todas o Brasil na rota certa, na rota do desenvolvimento.

Recentemente, no final do ano passado, duas medidas surgiram através do movimento sindical em meio a esta lamentável crise politica que por sua vez gera automaticamente a crise econômica. Uma destas medidas é o Programa de Renovação da Frota de Veículos, coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, a CNTM.

Sem dúvida, será uma das principais bandeiras de luta da classe trabalhadora. Ela será uma das ferramentas mais importantes no processo da retomada da economia. Saiba que a nossa categoria está inclusa na maior cadeia econômica do país, a cadeia automotiva, com forte peso no PIB nacional.

Será possível alavancar as vendas de veículos, através de carros usados, como forma de pagamento na compra de um carro ou caminhão novo. Com isso, aqueles postos de trabalho, ceifados no decorrer do tenebroso 2015 poderão ser recuperados. Além de impactar economicamente, o programa também vai influenciar na questão ambiental com a redução de poluentes e também na segurança dos motoristas.

Outra medida, ou melhor, outra bandeira de luta crucial para mudar este quadro será a implantação do Compromisso pelo Desenvolvimento unindo centrais sindicais e empresários. O objetivo é retomar o crescimento econômico principalmente através de investimentos em infraestrutura.

As oportunidades de reação estão aí, na nossa frente. Agora será preciso partir para a nossa tradicional mobilização para fazer de 2016 o ano da reação. Retomada econômica já!

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.