
"O mercado vai muito bem", diz presidente da Fenabrave
O presidente da Federação Nacional das Distritbuidoras de Veículos Automotores - Fenabrave, Sergio Reze, criticou a leitura apressada feita por alguns veículos de comunicação do balanço de vendas em outubro. Disse que não se pode concluir que o mercado está em queda porque as vendas foram 10,2% menores do que em setembro.
Foram vendidos em outubro 263.817 carros e comerciais leves, contra 293.649 unidades em setembro.
No acumulado do ano as vendas continuam em alta: de janeiro a outubro foram vendidos 2.791.022 unidades, contra 2.656.086 no mesmo período do ano passado. Houve um crescimento, portanto, de 5,08%.
Sérgio Reze explicou que é preciso considerar que o mês de outubro teve, de fato, apenas 19 dias úteis, porque a sexta-feira 28 foi ponto facultativo - Dia do Funcionário Público - e a maioria dos Detrans (que fazem os licenciamentos) não funcionou. De fato, na última sexta-feira do mês normalmente as vendas explodem, chegam a mais 20 mil licenciamentos. E no dia 28 foram apenas quatro mil.
Considerando 19 dias úteis, a média diária de vendas foi de 13.887 unidades, o terceiro melhor desempenho do ano com uma queda de apenas 0,7% em relação ao mês anterior.
"Não é verdade que as vendas caíram. Não há a menor razão para se preocupar com o setor, que vai muito bem", reagiu Sérgio Reze.
As boas vendas de segunda-feira (1) comprovam a tese do presidente da Anfavea. A segunda-feira normalmente é o pior dia da semana, mas dia 1 foram licenciados 15.334 carros e comerciais leves. São os carros vendidos no mês passado que, por dificuldade de licenciamento na sexta-feira, formam registrados apenas ontem. A média de vendas numa segunda-feira comum é de pouco mais de dez mil unidades.
Fonte: Auto Informe - 03/11/2011
Comente esta notícia