Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Renda e emprego na indústria têm maior alta em 3 anos

O emprego industrial no País cresceu 3,9% em novembro de 2007, na ante o mesmo mês do ano anterior, a maior expansão desde dezembro de 2004. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação com outubro a alta foi de 0,3%, a quinta consecutiva.

No acumulado de janeiro a novembro, o número de vagas na indústria já cresceu 2,1% no acumulado, e nos últimos 12 meses até novembro, 2%.

Na comparação novembro de 2006, entre os 14 locais pesquisados, 12 aumentaram o emprego na indústria, com destaque para São Paulo (6,5%), que representa cerca de 37% do pessoal ocupado na indústria, região Norte e Centro-Oeste (4,3%), Paraná (4,6%) e Minas Gerais (3,4%).

No que diz respeito aos segmentos investigados, as principais contribuições positivas vieram de alimentos e bebidas (4,8%), meios de transporte (11,8%), máquinas e equipamentos (10,3%) e máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (12,1%). Entre os ramos com queda no emprego, calçados e artigos de couro (-8,7%) e madeira (-5,8%) exerceram as influências negativas mais significativas no total do País.

Renda

O valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria também apresentou em novembro a maior expansão desde dezembro de 2004, de 6,4% em relação ao mesmo mês de 2006. Na comparação com outubro, a renda caiu 3,5%, na série com ajuste sazonal. O resultado negativo interrompe uma seqüência de cinco taxas positivas nessa base de comparação.

No acumulado de janeiro a novembro, a expansão foi de 5,3% e em 12 meses, de 4,8%.

Fonte: Estadão

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.