Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Governo lança cartilha para brasileiros que trabalham no exterior

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, lançou hoje a cartilha "Brasileiros no Exterior, Informações Úteis". Pelos cálculos do ministério, cerca de 4 milhões de brasileiros vivem hoje no exterior. Entre os destinos mais procurados pelos brasileiros estão Estados Unidos, Paraguai e Japão, além de países europeus.

Entre os dados apresentados por Lupi está a elevação de brasileiros deportados ou não-admitidos em outros países. Esse número saltou de 7.000 em 2005 para 13 mil em 2006, por exemplo.

Para Lupi, a melhora do mercado de trabalho brasileiro vai reduzir a busca por emprego no exterior. "Não sei se vai diminuir [a deportação]. Mas está claro que o que inibe a emigração é o aumento das oportunidades de emprego."

No lançamento da cartilha, Lupi fez referência ao ex-governador Leonel Brizola e ao passado sindicalista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Essa cartilha é um avanço do governo Lula. A principal marca do presidente é nunca esquecer sua origem."

Fonte: Folha Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.