Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Volvo vai produzir ônibus híbrido na fábrica de Curitiba

A montadora Volvo irá fabricar, a partir do ano que vem, um ônibus híbrido --movido a eletricidade e a diesel-- na sua unidade brasileira, em Curitiba.

O "hibribus" reduz a emissão de poluentes em 80% e o consumo de combustível em 35%, segundo testes realizados no ano passado.

O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e em velocidades de até 20 km/h; nos outros momentos, funciona o motor a diesel.

A empresa Eletra, de São Bernardo (Grande São Paulo), já produz ônibus híbridos, utilizados na própria cidade e em São Paulo.

A Volvo é a primeira grande montadora a produzir esse tipo de veículo em escala comercial no Brasil --no mundo, o "hibribus" já é usado no sistema de transporte público em Nova York e em algumas cidades da Europa.

A linha de produção do "hibribus" demandará investimento de R$ 16 milhões e irá abastecer o mercado de toda a América Latina.

A Prefeitura de Curitiba anunciou que irá comprar 60 unidades. A Volvo também mantém conversas com outras prefeituras.

Para o engenheiro Jayme Buarque de Hollanda, diretor da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a notícia é boa, mas tardia. "Isso aí já se discute há dez anos."

Fonte: Folha Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.