Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Países de língua portuguesa debatem a valorização do trabalho

Com o objetivo de promover debates sobre temas relacionados ao desenvolvimento e valorização do trabalho, a 8a. Reunião de Ministros de Trabalho e dos Assuntos Sociais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), acontecerá de 9 a 13 de fevereiro em Dili, capital do Timor-Leste.

Novamenmte o Brasil estará presente no evento, desta vez com os representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, o secretário executivo, André Figueiredo, e do chefe da Assessoria Internacional do MTE, Pedro Amaral.

O encontro será precedido por uma semana de conferências, em que especialistas dos países membros debaterão os temas "Sistemas de Segurança Social" e "Trabalho Decente e Desenvolvimento". No dia 11 de fevereiro, André Figueiredo fará uma intervenção em que irá expor os avanços obtidos no combate à informalidade e abordará as experiências do Brasil na inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Acordos

O secretário irá confirmar o interesse, por parte do Ministério, em estabelecer acordos de cooperação técnica com os países-membros. "A cooperação no âmbito da Comunidade fortalece nossa capacidade de trabalhar em conjunto em outros foros, como a Assembléia-Geral das Nações Unidas, a Organização Mundial do Comércio e a Organização Internacional do Trabalho.

Vale destacar que as delegações participantes do evento visitarão diversos centros de formação profissional, inclusive o Centro de Formação Profissional e Desenvolvimento Empresarial de Becorab, mantido pelo governo brasileiro em parceria com o Senai que é responsável pela capacitação de mão-de-obra nas áreas de construção civil, marcenaria, costura industrial, hidráulica, eletricidade, panificação e informática.

Ao fim do encontro será elaborado e assinado a Declaração de Dili, documento que conterá as principais decisões e assuntos abordados durante o encontro.

Formação

Com um forte apoio do governo brasileiro, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa foi formada em 1996, sendo que as reuniões de Ministros do Trabalho e assuntos Sociais tiveram início no ano de 2000, com o encontro de Lisboa.

Atualmente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Portugal integram o bloco. Importante lembrar que em 2001 o Rio de Janeiro sediou a segunda Reunião da CPLP e, na ocasião, os temas enfocados foram: Combate ao Trabalho Infantil; O impacto do HIV/Sida no mundo do trabalho; medidas para aumentar a cobertura previdenciária dos trabalhadores e segurança e saúde no trabalho.

Em referência a este último ponto, os ministros dos oitos países-membros enfatizaram a necessidade de cooperação multilateral, de intercâmbio de informações e de formação técnica.

Fonte: DIAP

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.