Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Em tempos de declaração de IR, aumentam e-mails falsos em nome da Receita

O contribuinte que receber qualquer tipo de e-mail da Receita Federal deve ficar atento. A princípio, o órgão não encaminha mensagens eletrônicas sem a autorização do usuário.

O recebimento de mensagens solicitando dados pessoais, bem como informações bancárias, tornou-se uma prática comum nos últimos anos. A Receita sempre alerta aos contribuintes para que redobrem a atenção com possíveis fraudes envolvendo o assunto Imposto de Renda, principalmente por conta da temporada de entrega da declaração de ajuste anual, que começou na quinta-feira (1º).

Orientações

O especialista em segurança digital e diretor comercial da Nodes Tecnologia, fornecedora de tecnologias para a segurança digital, Eduardo Lopes, comenta que os cyber criminosos são muito criativos e que constantemente desenvolvem mecanismos diversos para enganar os usuários de computador. "Geralmente os criminosos virtuais enviam e-mails a uma grande quantidade de destinatários e contam com que os usuários caiam em suas armadilhas", afirma.

Quem receber uma mensagem sem autorização não deve respondê-la. Existe a possibilidade de os dados do receptor serem roubados pelo hacker.

Ao receber uma mensagem do tipo, o contribuinte deve deletá-la instantaneamente. A orientação é para que o usuário não acesse links ou mensagens escritas com 'clique aqui'.

Além das orientações já descritas, o internauta não deve abrir arquivos anexados, que podem causar danos ao computador ou roubar informações confidenciais de seu usuário.

Fonte: Infomoney

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.