Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Procon contabiliza 1.754 queixas contra cursos livres

No início do ano letivo aumentam as ofertas de cursos livres como línguas estrangeiras, informática, música, artes, academias de ginástica, entre outros. Estes cursos foram responsáveis por 1.754 atendimentos no Procon-PR, em 2007, principalmente em relação a cancelamentos e não cumprimento de contrato.

O consumidor deve estar atento na hora da contratação desses serviços, pois não são regulados e fiscalizados pelas Secretarias (estaduais e municipais) de Educação e pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC). No entanto, estão sujeitos ao Código de Defesa do Consumidor, como os demais prestadores de serviços .

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que os contratos devem ser escritos com letras legíveis, destacando-se as cláusulas que impõem limites ao consumidor. Deve-se sempre guardar o recibo de tudo o que foi gasto e uma via do contrato. Tudo o que foi combinado verbalmente com o consumidor deve estar detalhado no documento.

É aconselhável assistir a uma aula antes de assinar o contrato, para verificar se o curso atende às expectativas. O consumidor precisa estar ciente das cláusulas de rescisão, do conteúdo das aulas, dias e horários, início e término do curso e se oferece certificado de conclusão, lembrando que nos cursos de enfermagem e segurança é obrigatória a sua emissão.

Caso as dúvidas persistirem, o consumidor pode contatar o Procon-PR, através do 0800-41-1512, entre 8h30min às 19 horas. Ou vir pessoalmente à  Alameda Cabral, 184, Centro, Curitiba, entre 9 e 17 horas.

Fonte: Jornal do Estado

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.