Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Reforma tributária: Governo deve encaminhar proposta esta semana

Nesta quinta-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresenta ao Conselho Político, formado por presidentes e líderes dos partidos da base aliada, a proposta de reforma tributária que será encaminhada ao Congresso no final de fevereiro.

Um dia antes, o ministro da Fazendo, Guido Mantega apresenta a proposta ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. O ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, disse esperar que o Governo consiga aprovar parte da reforma. Ele reconheceu, entretanto, que não será uma tarefa fácil.

Em ano eleitoral é pouco provável que o Governo consiga mobilizar sua base em Brasília para votar uma matéria tão polêmica; não só por sua complexidade, mas, sobretudo, deputados e senadores não ficarão em Brasília para debater essa matéria com a disputa eleitoral municipal a pleno vapor.

Juros

A última ata do Copom sinalizou a possibilidade de aumento de juros na próxima reunião do colegiado, marcada para os dias 4 e 5 de março. Em especial por causa da inflação e da crise da economia americana. Entretanto, o resultado do IPCA de janeiro mostrou que a inflação cedeu em janeiro, quando atingiu 0,54%, ante 0,74% de dezembro.

Foi sem dúvida uma boa notícia, pois reduziu as chances de o Banco Central aumentar os juros na próxima reunião. Mas como a expectativa é que o IPCA continue exercendo pressão inflacionária neste primeiro semestre, por causa da alta dos alimentos, é pouco provável que haja redução da Selic nas próximas reuniões.

Se fosse necessário, o BC aumentaria os juros? Mesmo em ano eleitoral e a despeito de toda a contra-indicação política? A resposta é sim. O Banco Central mantém o elevado prestígio junto ao presidente Lula e, por isso, suas decisões continuarão blindadas.

Fonte: DIAP

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.