Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Três medidas provisórias trancam a pauta no Senado

A pauta de votações do Senado foi trancada nesta terça-feira (19) pela chegada à Casa de duas medidas provisórias e um projeto de lei de conversão provenientes da Câmara dos Deputados.

A primeira medida provisória - MP 395/07 - abre crédito extraordinário para diversos órgãos do Poder Executivo, no valor de R$ 3,25 bilhões. O Ministério da Saúde é o principal beneficiado, recebendo R$ 1,7 bilhões. Os recursos a serem distribuídos entre vários ministérios e órgãos do Governo são provenientes do superávit financeiro da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das Pessoas Jurídicas e do excesso de arrecadação das empresas estatais entre outras fontes.

A outra medida provisória - MP 397/07 - revoga a MP 385/07 quando esta trancava a pauta e impedia a votação da prorrogação da CPMF até 2011. A MP 385/07 prorrogava até 24 de julho o prazo para que trabalhadores rurais autônomos - enquadrados como contribuintes individuais da Previdência - pedissem aposentadoria por idade, com direito a um salário mínimo por mês, comprovando apenas o exercício da atividade rural pelo prazo de carência para o benefício (180 meses).

Já o PLV 01/07, proveniente da MP 396/07, autoriza a União a trocar certificados financeiros do Tesouro Nacional (CFTs) emitidos a partir de 1999 em favor de fundos e caixas de previdências de estados. O resgate será feito por meio da troca dos títulos antigos por uma nova série de CFTs, de prazo menor. Na prática, a operação injeta recursos federais novos nas previdências estaduais.

Fonte: DIAP

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.