Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Copel pretende controlar seis hidrelétricas de São Paulo

Essa vai ser mais uma tentativa da estatal paranaense de entrar no mercado paulista de energia elétrica. O edital de licitação ainda nem foi divulgado, mas a Copel já manifesta o interesse. A Cemig, de Minas Gerais, também pretende disputar a licitação.

Segundo a assessoria da Copel, assim que o edital for lançado, os principais ítens analisados serão os contratos de fornecimento de energia, além dos US$ 5 bilhões de passivos e US$ 10,8 bilhões de ativos da empresa paulista.

A Copel já tentou participar de uma concorrência em São Paulo. Em 2006, quando o governo privatizou a Companhia Paulista de Transmissão de Energia, o edital de licitação vetou a participação de estatais de outros estados na concorrência. Venceu uma empresa colombiana. A Copel entrou com recurso judicial para reverter a decisão, mas o mérito até hoje não foi julgado.

Desta vez, caso haja o mesmo item no edital, a Copel não descarta a possibilidade de recorrer judicialmente para participar da nova licitação.

O órgão responsável pela autorização do leilão é o Conselho Diretor do Programa Estadual e Desestatização. A data mínima para a realização da licitação é esta terça-feira, dia 20 de fevereiro. Mas certamente deve ocorrer ainda nesta ano, pois termina a concessão da Usina Porto Primavera - uma das seis usinas hidrelétricas da Cesp. Quatro estão localizadas no extremo Oeste de São Paulo no Rio Paraná, e duas próximas ao litoral paulista, no rio Paraíba. A capacidade total de energia é de 7.456 MW.

Foi aprovada, pelo conselho, a venda de 78,68% das ações ordinárias da Cesp, além da alienação de 3,34% dos papéis preferenciais.

Fonte: CBN/Curitiba

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.