Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Banco Central eleva projeções para PIB e inflação em 2008

O aquecimento da atividade econômica levou o Banco Central a elevar as suas projeções em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) e aos preços. A expectativa é que a expansão da economia brasileira seja de 4,8%, ante os 4,5% previstos em dezembro. Para a inflação, porém, a previsão também foi elevada: de 4,3% para 4,6%. As informações fazem parte do "Relatório de Inflação", divulgado nesta quinta-feira.

Embora tenha aumentando a previsão de crescimento da economia, a autoridade monetária reitera que está preocupada com o descompasso entre a demanda e a oferta. O temor é que as indústrias não consigam atender a essa demanda e isso pressione os preços, causando inflação. É justamente este o argumento usado pela entidade monetária para, no últimos meses, ter brecado a queda da Selic, a taxa básica de juros, hoje em 11,25% ao ano.

"O persistente descompasso entre o ritmo de expansão da demanda doméstica e da oferta, ratificado pelas contas nacionais recentemente divulgadas, e que poderia estar se intensificando, apresenta risco relevante para o panorama inflacionário, o que requer atento monitoramento por parte da autoridade monetária", alerta o documento.

Por outro lado, o cenário para a expansão dos investimentos, que darão sustentabilidade ao crescimento, está mantido mesmo com a desaceleração das principais economias globais, estimulado principalmente pelo consumo interno. Isso ajuda a dissipar um pouco as preocupações, já que com mais investimento, fica mais fácil atender à alta do consumo.

"O fortalecimento da demanda doméstica, ao ampliar a resistência da economia a desenvolvimentos externos, cria ambiente favorável à expansão dos investimentos, mesmo em cenário de desaceleração moderada no crescimento de economias maduras."

Sobre a inflação, a previsão do BC, de 4,6%, está pouco acima do centro da meta, que indica IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos para cima ou para baixo.

Já no cenário de mercado, que trabalha com os dados da pesquisa feita semanalmente pelo BC junto a analistas do mercado financeiro, a previsão de inflação para este ano foi revista de 4,6% para 4,7%.

Ipea

Ontem, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), órgão independente mas ligado ao governo, também estimou que a economia crescerá menos neste ano do que em 2007. A expectativa é que o PIB fique entre 4,2% e 5,2% em 2008. Segundo o instituto, o ponto médio é uma expansão de 4,7%, o que abrange a aposta do BC de 4,8%. O Ipea também espera que a demanda interna continue em alta e que a inflação tenha expansão de 4% a 5%.

2007

Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) há duas semanas, o consumo das famílias brasileiras, que atingiu em valores R$ 1,557 trilhão no ano passado, foi o principal responsável pelo crescimento de 5,4% da economia brasileira em 2007. Assim, sozinho, o gasto dos cidadãos respondeu por 60,87% do PIB (Produto Interno Bruto).

Na esteira dessa alta, ainda segundo o IBGE, a chamada formação bruta de capital fixo subiu 13,4% no ano passado, frente 2006, ficando em R$ 450 bilhões. Esta taxa, que mede o investimento feito no país, teve o maior crescimento da série histórica, iniciada em 1996.

No geral, o mercado interno foi o principal responsável pelo crescimento do PIB no ano passado, com uma contribuição de 6,9 p.p. (pontos percentuais).

Fonte: Folha Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.