Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Lula concorda que é preciso prestar atenção nos gastos

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no seu programa semanal de rádio, o Café com o Presidente, falou nesta segunda-feira, 5, a respeito do grau de investimento (investment grade) alcançado pelo Brasil na última semana e salientou um ponto em que a Standard Poors, a agência de risco que deu este diploma ao País, entende que o governo brasileiro precisa prestar atenção, o gasto. Lula disse: "Nós temos que saber que em política econômica você tem que estar de olho todo dia, porque você precisa olhar os gastos que você faz, você não pode gastar mais do que aquilo que você ganha. Ao mesmo tempo nós não podemos vacilar em não cumprir os compromissos que nós temos com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), por exemplo, de fazer as obras de infra-estrutura".

"Eu acredito que nós precisamos ficar felizes, mas ao mesmo tempo é preciso muita seriedade e muita sensatez para que a gente não permita que a euforia nos faça abandonar a seriedade com que estamos trabalhando até agora", afirmou o presidente.

Ele salientou ainda sobre o grau de investimento que "é um momento importante para o Brasil. Eu tenho dito que é quase como se fosse um momento mágico para o país. Mas eu digo sempre que tem que ter uma euforia comedida".

Segundo Lula, o Brasil está sendo visto pelas agências que medem o risco de um país como um país sério. "Um país que está com as suas contas em dia, um país que tem reservas suficientes para pagar sua dívida externa, um país que está com a inflação controlada, a economia crescendo, a indústria crescendo, aumentando a renda do trabalhador, diminuindo a exclusão social. O que vai acontecer agora? Teoricamente, fica mais fácil agora qualquer investidor estrangeiro investir no Brasil, porque agora o Brasil é um país que tem pouquíssimo risco".

O presidente disse que se espera que os investidores estrangeiros invistam mais na indústria, invistam mais em parcerias com brasileiros para produzir álcool, para produzir biodiesel, que se invista mais na indústria brasileira para que ela possa crescer mais, gerar mais empregos e, portanto, gerar mais salários para o povo trabalhador. Eu acho que é um momento importante para o Brasil".

Aumento nos combustíveis

No programa de desta segunda, Lula também analisou o aumento nos preços dos combustíveis e salientou que "o importante é que esse aumento não vai ter, na gasolina, nenhum reflexo para o consumidor. Por que? Porque foi reduzida a CIDE (Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico) de R$ 0,28 centavos por litro para 0,18 centavos por litro. Ou seja, significa um aumento zero na bomba. No óleo diesel vai haver um aumento de 8.8%. O efeito disso na inflação é de apenas R$ 0,015, é muito pouco".

O presidente acredita que "foi uma medida inteligente da equipe econômica, porque era preciso fazer um reajuste para a Petrobras. Ela está já há algum tempo sem reajustar, mas nós não queremos que esse aumento tenha um efeito na inflação. Por isso, foi feito um jogo combinado: o aumento com desconto na CIDE e isso diminui o efeito do aumento. É importante as pessoas ficarem atentas. A gasolina não aumenta nada no posto. Se algum posto estiver aumentando, as pessoas podem denunciar porque não aumenta nada e o óleo diesel aumenta 8.8%".

Fonte: Estadão

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.