Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Produção industrial volta a crescer em março, aponta IBGE

A produção industrial do país subiu 0,4% em março na comparação com o mês anterior, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O resultado reverte queda de 0,5% observada no mês anterior. De acordo com o IBGE, o resultado indica um quadro positivo da atividade industrial, ainda que com um ritmo menor de crescimento.

Já no primeiro trimestre, a produção industrial teve crescimento de 6,3%, na comparação com os primeiros três meses de 2007. Neste período, segundo o IBGE, houve crescimento em 20 dos 27 segmentos pesquisados.

Na comparação com março do ano passado, foi verificada alta de 1,3%. No acumulado dos últimos 12 meses, a produção industrial tem crescimento de 6,6%, o que aponta queda de ritmo em relação ao constatado nos 12 meses terminados em fevereiro.

A Pesquisa Industrial Mensal demonstra que houve aumento de produção em 17 dos 27 ramos pesquisados em março em relação a fevereiro. O principal destaque ficou por conta da indústria farmacêutica, com alta de 16%, após queda de 27,2% em fevereiro.

Por outro lado, os principais resultados negativos foram constatados nas indústrias de refino e produção de álcool (-11%), extrativa (- 3,5%) e de alimentos (-1,6%).

Entre as categorias de uso, os bens de consumo duráveis registraram expansão de fevereiro para março, com alta de 1,7%. Os bens de consumo semi e não duráveis tiveram expansão de 2,8%, revertendo queda de 3,6% no mês anterior.

A produção de bens intermediários anotou redução de 0,9%, segunda queda consecutiva. Já a produção de bens de capital de março subiu 0,9%.

Na comparação com março do ano passado, houve incremento da produção em 14 das 27 atividades analisadas. A produção automobilística registrou expansão de 11,3% nessa base comparativa. Também avançaram as produções de máquinas e equipamentos (6,6%) e outros equipamentos de transporte (22,5%).

Apresentaram queda, na relação com março do ano passado, as produções de refino de petróleo e produção de álcool (-8,7%), máquinas para escritório e equipamentos de informática (-16,9%) e alimentos (-2,6%).

Fonte: Folha Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.