Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Confiança da indústria fica estável em maio

A confiança da indústria ficou praticamente estável na passagem de abril para maio, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), registrando uma queda de 0,3%. No mesmo período do ano passado, o indicador havia recuado 1,8%. Segundo a FGV, o resultado mostra que o setor industrial manteve, em maio, o ritmo de atividade média dos dois meses anteriores.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) apresentou elevação de 1,4%, contra -0,1% em abril de 2008, na mesma base de comparação.

Entre os componentes do ICI, o Índice da Situação Atual manteve-se em 125,5 pontos, o mais elevado para este mês nos últimos três anos. Já o Índice de Expectativas (IE) apresentou um pequeno recuo, de 115,2 para 114,2. Em 12 meses, estes índices cresceram, respectivamente, em 2,4% e 0,4%.

Dos quesitos integrantes do índice de confiança relacionados ao presente, destaca-se a avaliação favorável em relação ao nível atual da demanda global, influenciada principalmente pelo mercado interno. Entre maio de 2007 e maio de 2008, a proporção de empresas que o avaliam como forte aumentou de 26% para 31%, enquanto a parcela das que o consideram fraco passou de 7% para 9%.

No Índice de Expectativas, o dado mais favorável são as previsões relativas à contratação de pessoal. Das 1.015 empresas consultadas, 30% prevêem aumento do contingente de mão-de-obra nos próximos três meses e 10%, redução. Em maio de 2007, estas parcelas haviam sido, respectivamente, de 26% e 10%.
Fonte: G1

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.