Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Memória sindical

Imagem

WALDEMAR REIKDAL: UM METALÚRGICO DA GRANDE CURITIBA NA CONQUISTA DO DIREITO DO VOTO FEMININO NO BRASIL

Você sabia que a luta pela instituição do voto feminino no Brasil teve o dedo de um curitibano? Além de metalúrgico, Waldemar Reikdal foi deputado constituinte em 1.934, sendo um dos mais atuantes na luta  pelos direitos dos trabalhadores e para que as mulheres brasileiras também tivessem direito a exercer o voto. 

CONHEÇA MAIS DA HISTÓRIA DESSE LUTADOR: 

 - Nasceu em 22 de setembro de 1.891, em Curitiba\PR, filho de imigrantes islandeses. 

- Começou a trabalhar cedo. Foi marinheiro, carroceiro, motorista, negociante, estivador.

- Ajustador nas oficinas da RFFSA, organizou e liderou uma greve em busca da redução da jornada de trabalho para oito horas diárias. Isso provocou sua expulsão da empresa. 

- Como funileiro, fez parte do Sindicato  dos Fundidores e Metalúrgicos  de Curityba (hoje, Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba)

- Entra para a Federação Operária do Paraná onde funda o JORNAL "A BARRICADA”, que dissemina as ideias da classe operária 

- Se torna deputado classista exercendo o mandato de 1.933 à 1.935. Na Câmara Federal, luta por leis que estabeleçam melhores condições de trabalho, remuneração justa, redução de carga horária e o voto feminino. 

- Deixa o cargo de deputado, mas continua na luta por mais direitos aos trabalhadores. Pelas suas ideias durante o Estado Novo, de Getúlio Vargas, cumpre 18 meses de prisão no  presídio do Ahú.

- Após a prisão, insatisfeito com a perseguição política, decidiu assumir a função de maquinista no interior do Estado. Na sequência, foi lavrador, carpinteiro e ator de teatro.

- Com o dinheiro que juntou trabalhando,  funda com os filhos a empresa Escapamentos Riekdal.

 - Falece em 10 de junho de 1.971. Foi casado com a Sra. Maria Reikdal com quem teve oito filhos.

“A vida de Waldemar Reikdal é um exemplo de dedicação em favor dos trabalhadores e  da democracia. Foi um idealista que não se limitou ao mundo das ideias, mas foi para a luta concreta visando estabelecer mudanças que construíssem um mundo melhor.   Um grande homem, que transformou a sua realidade e a de muitos que com ele conviveram. Sigamos seu exemplo na luta por um Brasil mais justo, solidário e democrático”  Sérgio Butka – Presidente da Força Sindical do Paraná e do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba
 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.