
Setor automotivo impulsiona o crédito no Brasil
Expectativa é que oferta de crédito chegue a 60% até 2015
A oferta de crédito ao consumidor brasileiro vai continuar em ritmo acelerado. Segundo projeções do Igeoc (Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança), que reúne as principais empresas de recuperação de crédito do país, a perspectiva é de que o crédito no Brasil se expanda para 60% do PIB (Produto Interno Bruto) até 2015. Atualmente, está em 46% e dever chegar a 48% no final do ano.
O Instituto também estima a estabilidade nos índices de inadimplência. Isso porque é esperado um aumento do nível de renda dos trabalhadores.
Setor automotivo é o principal responsável
Para o Igeoc, o principal responsável pelo forte aumento no crédito será o setor automotivo. Até o fim do ano, a participação do setor na oferta geral de crédito deve atingir 15%, o que vai impulsionar as vendas de veículos nos próximos meses. O Igeoc acredita que os recordes de vendas de veículos seja batido nesse ano.
Só no ano de 2010 foram comercializados mais de 3,3 milhões de veículos, com 63% das vendas realizadas por meio de parcelamentos e 46% através de financiamentos, as duas modalidades de crédito mais utilizadas pelo consumidor.
Fonte: Jornal Metro – 11/07/2011
Comente esta notícia