
BMW apresenta projeto de fábrica no Brasil
A BMW apresenta hoje ao ministro Fernando Pimentel, de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), o investimento em uma fábrica de automóveis no Brasil. O presidente do braço nacional da montadora alemã, Henning Dornbusch, da BMW Group Brasil, vai mostrar uma estimativa de gastos totais na infraestrutura necessária para levantar a planta, quantos veículos devem ser produzidos anualmente e quantos empregos diretos serão gerados. Será a primeira planta da BMW no Brasil.
A ideia da montadora alemã é iniciar, a partir de amanhã, um “road show” entre os Estados em busca das melhores condições tributárias para receber sua fábrica.
Além de apresentar seu plano de investimentos a Pimentel, os empresários da BMW buscam um canal direto com o ministro, que no início da semana anunciou a disposição do governo em negociar com as montadoras estrangeiras que pretendem investir no Brasil exceções às recentes medidas de elevação de impostos a importados.
Desde que o governo anunciou a elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 30 pontos percentuais aos veículos com mais de 35% de conteúdo importado, cinco fabricantes estrangeiros anunciaram planos de produzir carros no Brasil. A Renault/Nissan anunciou a construção de uma planta em Resende (RJ), decisão que foi seguida do anúncio das chinesas JAC Motors, com planta em Camaçari (BA), Chery, com fábrica em Jacareí (SP), e Great Wall (ainda sem local definido), além da coreana Hyundai, com planta em construção em Piracicaba (SP).
Com os investimentos que serão antecipados hoje ao ministro Pimentel, a BMW passa a ser a sexta a anunciar a produção de veículos no Brasil desde 16 de setembro.
Fonte: Valor Econômico - 13/10/2011
Comente esta notícia