
Deputados disputam relatoria da reforma da Previdência
A proposta da reforma da Previdência Social pode parecer impopular para os eleitores, mas quase uma dezena de deputados tem conversado com líderes partidários, com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e com o secretário-especial de Previdência e Trabalho do governo, Rogério Marinho, na tentativa de se tornar o relator do projeto.
Entre os deputados que se movimentam estão: Eduardo Cury (PSDB-SP), que é um dos mais cotados para a função; Pedro Paulo (DEM-RJ), que foi relator do programa de recuperação fiscal dos Estados; Laércio Oliveira (PP-SE), ex-relator do projeto que liberou a terceirização em todos os setores; Heitor Freire (PSL-CE), ex-bancário que está no primeiro mandato; Samuel Moreira (PSDB-SP), ex-secretário da Casa Civil do governo de São Paulo; Arthur Maia (DEM-BA), relator da reforma no governo Temer; e Stephanes Júnior (PSD-PR); filho do ex-ministro da Previdência e ex-deputado Reinhold Stephanes (PSD-PR); Kim Kataguiri (DEM-SP), líder do Movimento Brasil Livre (MBL).
O governo procura um deputado com perfil moderado, o que facilitaria as negociações com a oposição, que não seja ligado a corporações e categorias específicas e que não seja do Nordeste (onde a reforma tem menos apoio e a pauta dos trabalhadores rurais é mais forte). Marinho está sondando os nomes e levando para a Casa Civil levantar o histórico dos parlamentares.
Já o presidente da Câmara quer um nome que tenha apoio em vários bancadas e tem desconversado ao ser questionado sobre isso. A parlamentares que o perguntam, ele diz que não é hora de definir o relator da comissão especial - que será apenas o segundo passo da tramitação na Câmara, depois da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Fonte: Valor
Comente esta notícia