Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Jogos Virtuais do SMC

Imagem

Jogos virtuais do SMC: Rushar, camperar... veja o glossário do Free Fire

Além de proporcionarem uma nova dinâmica de integração entre a categoria metalúrgica da Grande Curitiba, os Jogos Virtuais do SMC também trazem as linguagens dos gamers. E no Free Fire não deixa de ser diferente. Dá um confere no glossário abaixo.

A

Alê: Abreviação de Aleatório. É utilizado quando um jogador aleatório entra no SQUAD, o chamamos de "Alê".

Airdrop: Chamado de Care Package em títulos semelhantes, air drop é o nome da caixa de itens poderosos solta no mapa periodicamente, que emitem a luz visível até do outro lado da ilha.

Arma branca: Por mais que, por erro de tradução, armas como espadas sejam classificados como 'Pistolas', é correto e usual chamar os equipamentos do tipo por 'Arma Branca'.

Amassar: Brilhar na queda e fazer bonito com direito a clipar a jogada eliminando mais de um oponente ou até mesmo em condições desfavoráveis. Isso é amassar!

Arma Royale: O Arma Royale é uma Roleta que garante todo tipo de skins de armas. Saiba mais -> Arma Royale do Free Fire

Área Azul: Também conhecida por Zona Perigosa, ela mostra a localização de loots de alta qualidade, além de armas de airdrop. Está sinalizada no mapa por um circulo na cor azul.


B

Bocão: Quando o jogador está desprevenido. Um jogador vindo em sua direção sem saber que você está ali, quer dizer que ele está vindo de bocão!

BOOYAH: O objetivo dos jogadores de Free Fire. Mensagem exibida na tela do jogador ou do time vitorioso.

Boot/Bot: Podem ser os robôs que entram no jogo para completar as partidas, assim como também são chamados os jogadores que possuem baixa jogabilidade.

Bugado: Do termo "bug", são erros e falhas dentro do jogo que podem afetar a gameplay.

Bug do Capa: Esse Bug ou mecânica de jogo permite que você consiga dar tiros na cabeça do adversário de forma "automática", agachando e atirando rapidamente praticamente sem defesa possível.


C

Capa: O carinhoso apelido dado ao tiro na cabeça - o popular headshot -, de onde nascem termos como "puxar o capa", que é o ato de puxar a mira na direção da cabeça dos adversários.

Caixa de Loot: Termo derivado de Loot, usado para definir as caixas de itens deixadas por inimigos após serem abatidos.

Call: Quando um jogador elabora algum plano, como o lugar onde pousar, e pede para seus companheiros "confiarem na call" - significa "confiar na jogada" ou "confiar no plano". O termo call se refere à comunicação dentro de jogo.

Casual: Apelidos dos Modos Clássicos, disponíveis desde o início, que não valem pontos nos ranques e podem possuir bots.

Camper: Jogador que abusa de uma estratégia de tocaia, que garante seu armamento, proteção e, logo em seguida, se instala em alguma construção para esperar os inimigos passarem. Sinônimo de "Zé Casinha".

Casa L: Nome dado a uma casa verde que tem o formato de um formato de L.

Clipar: Do termo "clip", abreviatura de "videoclip", são pequenos vídeos em que os jogadores mostram seus tiros e jogadas mais legais.

Cover: O mesmo que dar cobertura. Estar no Cover é o mesmo que dizer que está protegido, seja por um prédio, uma árvore ou qualquer outro objeto.

Casinha de Cachorro / Skipin: É uma casinha pequena de apenas um comodo, com uma porta e uma janela, que mais parece um banheiro.

Chupetinha: É o item Zona de Lançamento (Plataforma de Salto), serve para se deslocar voando de um local para o outro.

Casa do GOD: É a maior casa do Free Fire, cheia de janelas.


D

Dima: Apelido carinhoso dos Diamantes, principal moeda do Free Fire. Mas também podem ser usado para abreviar a patente Diamante.

Desafiante: Maior patente das partidas ranqueadas. Apenas os 300 melhores de cada servidor conseguem entrar para o Desafiante.

Doze: O calibre das escopetas SPAS12, M1887 e M1014.

Duo: O mesmo que dupla.


E

EP: Abreviatura de Energy Points (Pontos de Energia, em inglês), funciona como uma sobrevida. Os pontos acumulados ao consumir cogumelos ou por abates ao usar o personagem Miguel, são usados para recuperar pontos de vida, até que esta seja completa ou que os pontos sejam esgotados.

Elo: O mesmo que Patente, o nível do perfil nas partidas ranqueadas.


F

Famoso 3 Capas: Quando acerta 3 vezes a cabeça do adversário na mesma jogada, geralmente é o suficiente para eliminar.

Fogueira: Item usado antes do começo das partidas, que cria uma espécie de acampamento que cura o jogador e os aliados, nos modos dupla ou esquadrão.

Flanquear: É um termo militar que significa ataque lateral. Se um jogador atira em você de frente e você decide se mover pelos lados para evitar ser atingido, você estará flanqueando.


G

Gelo: Apelido dado à Granada de Gel, que forma uma barreira física no mapa para proteção.

Gás: O gás é a zona perigosa e que dá dano aos jogadores que estão dentro dela, seu tamanho aumenta com o passar do tempo. Saia do Gás e vá para a Zona Segura!

Guilda: Grupo de jogadores que jogam juntos com um objetivo em comum. O mesmo que clã.

Gemado: É o termo em que os jogadores gastam Diamantes para comprar novas skins ou equipamentos usando dinheiro real. 


H

Highlight: Os "Highlights" são vídeos rápidos com os melhores momentos de um jogador ou guilda de Free Fire.

HS: Abreviatura de Headshot (Tiro na Cabeça, em inglês). O mesmo que "Capa".

HP: Abreviatura de Health Points (Pontos de vida, em inglês).

Hack: Programas de terceiros que dá uma vantagem injusta ao jogador, normalmente resultando numa conta suspensa. Só jogadores muito ruins e desonestos usam esse tipo de ajudas.


I

Incubadora: A Incubadora do Free Fire é uma espécie de "loteria" que sempre concede prêmios para os jogadores que gastam Diamantes.


K

KD: É a proporção de Kill/Death, em português, Abates x Mortes, que cada jogador possui, saiba mais: O que é KD no Free Fire?

Kill: Eliminação de um jogador inimigo, quanto mais kills, melhor sua pontuação no Free Fire.


L

Loot: Itens no chão disponíveis para os jogadores.

Line: É uma forma diferente de denominar um "Squad" ou time de quatro jogadores. Geralmente utilizada em Guildas competitivas.

Lança: Abreviatura para o Lança Granadas M79, a arma mais adorada e odiada de Free Fire


M

Mestre: Patente mais alta de Free Fire.

Miado: Quando um jogador está com pouca vida. Esse termo geralmente é utilizado quando um amigo dá bastante dano no adversário mas ele ainda não conseguiu eliminar, quer dizer que o adversário está "miado".


N

Noob: Jogador iniciante ou com pouca experiência no jogo.

Negativa: É o ficar escondido pela altura de um terreno. Negativado, abaixo da linha de visão do adversário.


P

Papar: Quando um jogador dá grandes danos em um adversário e a beira de conseguir a eliminação, vem outro (seja amigo ou não) e com pouquíssimo dano consegue o abate. "Paparam minha kill".

Passe de Elite: Sistema de progressão semelhante ao de outros battle royales, que garante itens nos modos gratuitos e em maior quantidade nos modos pagos.

Pingolão / Bingolão: Nome dado as edifícios grandes e cônicos em forma de Usina.

Pet: São os bixinhos companheiros de batalhas e que tem algum tipo de habilidade, saiba mais sobre eles aqui: Pets no Free Fire.

Platina: É a patente entre a Ouro e a Diamante. Platina não é bem vista na comunidade de Free Fire, já que é o rank em que boa parte dos jogadores querem sair.


Q

Quitar: Termo originado do inglês Quit, que significa 'sair', usado para os jogadores que saem das partidas em grupo quando abatidos, negando pontos para a equipe.

Queda: O mesmo que uma partida de Free Fire. Um torneio oficial, por exemplo, pode ter 6 quedas em um mesmo dia.


R

Rank, Ranked ou Ranqueado: Modo competitivo de Free Fire onde o jogador ganha pontos e sobe de patentes. As partidas são mais difíceis.

Rushar/Rushadão: Atacar rapidamente um inimigo, com a maior velocidade e agressividade possível.


S

Safe: É a área de segurança que surge no mapa. Esse círculo começa grande e vai diminuindo. O contrário do Gás.

Squad: O mesmo que um grupo, de até quatro pessoas, que entram no mesmo time em uma partida.


T

Telador: São jogadores trapaceiros que entram em lives de outro jogador para descobrir onde ele está posicionado.

Trocação: Troca de tiros em uma partida. Quando temos uma ou mais equipe batalhando, dizemos que está ocorrendo uma trocação ali.


X

X1: Confronto no modo um contra um ou no modo solo entre dois jogadores.


Z

Zé Lootinho: Jogador que busca apenas itens como armas e munição durante a partida, não divide com companheiros de equipe e, por vezes, até espera um confronto alheio terminar para pegar os itens e fugir.

Zé Carrinho: Jogador que passa a partida correndo nos veículos. Não é contra as regras, mas é mal visto pela comunidade.

Zé Casinha: Jogador que abusa de uma estratégia de tocaia, que garante seu armamento, proteção e, logo em seguida, se instala em alguma construção para esperar os inimigos passarem. Sinônimo de "Camper".

Com certeza esse é o dicionário mais completo que você terá sobre o Free Fire, compartilhe com seus amigos e não esqueça de comentar caso falte alguma palavra frequentemente usada no Free Fire e que não está na lista.

Fonte: Free Fire Mania

Confira todas as notícias e informações sobre os Jogos Virtuais do SMC clicando AQUI

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.