Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Notícias do dia

Imagem

Com demanda em alta, Toyota inicia 3º turno na segunda-feira em Sorocaba

Começa na segunda-feira (29) as atividades no terceiro turno na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP), já com o quadro formado por 450 trabalhadores que tiveram de ser contratados pela montadora para preencher a jornada adicional. A antecipação do turno, previsto para janeiro, foi realizada por causa da alta demanda do mercado por alguns modelos da montadora produzidos ali, como o Corolla Cross.

A montadora corre para recuperar os dias de produção que perdeu este ano com a falta de componentes, que acabou paralisando as linhas por dez dias. Afora o adiantamento do terceiro turno em Sorocaba, a Toyota também reduziu o período de pausa de fim de ano nas suas três fábricas – Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz – em dezembro. Serão cinco dias de shutdown, de 27 a 31 de dezembro, com retorno em 3 de janeiro.

O mesmo não deverá ocorrer em outras montadoras, que por causa da falta de componentes pretendem, por outro lado, aumentar o período de pausa entre dezembro e janeiro de modo a equilibrar os estoques de componentes que estão em falta no mercado.

Os números do Renavam divulgados pela Fenabrave indicam crescimento nas vendas de veículos Toyota no acumulado até outubro. Foram emplacados no período 139,8 mil unidades, 31% a mais do que no janeiro-outubro de 2020. A montadora chegou a ser no primeiro semestre a marca com maior ganho de participação de mercado, superando a então líder General Motors.

Com a decisão de funcionar 24 horas por dia, a capacidade produtiva da linha de montagem de Sorocaba vai crescer em 25%, o que deverá aumentar seu volume anual dos atuais 122 mil veículos para 152 mil. Na undiade são produzidos, além do Corolla Cross, os modelos Yaris e Etios, este último ainda em fabricação apenas para atender ao mercado externo.

“Desde quando reunimos as condições para realizar o terceiro turno em Sorocaba, era nossa intenção começar o quanto antes e fico feliz de fazer esse anúncio, ajudando o Brasil a ofertar mais empregos. Estamos todos ansiosos para dar as boas-vindas aos novos colaboradores de Sorocaba que nos ajudarão em nossa missão de produzir carros cada vez melhores”, disse em setembro o presidente Rafael Chang.

Do total de funcionários contratados pela montadora para trabalhar no terceiro turno, 40% é formado por mulheres, que vão ocupar postos na linha de montagem da fabricante.

Fonte:Automotive Business

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.