Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Notícias do dia

Imagem

Audi retoma produção de carros no Brasil a partir de 2022

A Audi confirmou nesta terça-feira (14) a retomada da produção de veículos no Brasil. Os modelos Q3 e Q3 Sportback serão fabricados em São José dos Pinhais (PR), ambos com motorização 2.0 turbo de 231 cv e tração integral quattro.

Segundo a empresa, "os modelos chegarão no porto de Paranaguá divididos em conjuntos de peças e partes vindos da fábrica de Györ, na Hungria, para a montagem em solo brasileiro".

"Decidimos pela produção destes modelos nestas configurações porque achamos que são os mais adequados para nosso mercado. Por enquanto não vamos voltar a produzir os modelos de entrada", declarou Johannes Roscheck, presidente da Audi do Brasil.

Fábrica estava 'parada' desde fevereiro

A produção de veículos da marca havia sido interrompida em fevereiro deste ano. Na época, a Audi declarou que a decisão era uma medida temporária.

Inaugurada em 1999, a planta pertence ao Grupo Volkswagen. Desde então, a empresa já produziu a primeira geração do A3 hatchback entre 1999 e 2006 e, mais recentemente, as gerações anteriores de A3 Sedan e Q3.

Segundo a empresa, a capacidade produtiva na "nova fase" de fabricação nacional é de 4 mil unidades por ano. Entretanto, este volume não representa necessariamente a quantidade de veículos que serão produzidos no Paraná.

Perguntado sobre o imbróglio envolvendo a devolução dos créditos do IPI após a suspensão da produção local, a marca se mostrou otimista quanto a um desfecho positivo.

"A gente discutiu bastante sobre esse anúncio e estamos em um processo bastante positivo da negociação. O instrumento legal é o maior desafio, mas temos esperança de que isso será concluído nos próximos meses", declarou Antonio Calcagnotto, diretor de Relações Institucionais, Assuntos Governamenais e Sustentabilidade.

Existe, inclusive, a perspectiva de aprovação de um orçamento maior por parte da matriz para realizar investimentos no complexo paranaense. Isso permitiria a ampliação do número de veículos fabricados aqui.

Investimento na infraestrutura de elétricos

A marca também aproveitou a ocasião para fazer outro anúncio, este relacionado à eletrificação. A empresa também anunciou um investimento de R$ 20 milhões para construir estações de recarga ultrarrápida (de 150 kW) em praticamente toda a rede de concessionárias da Audi no país.

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.