Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde do Trabalhador

Imagem

28 DE FEVEREIRO: DIA MUNDIAL DO COMBATE ÀS LESÕES POR ESFORÇO REPETITIVO (LER)

O dia 28 de fevereiro foi instituído para alertar sobre a necessidade de tornar o local de trabalho mais seguro para combater as Lesões por Esforço Repetitivo. Nesta data o mundo lembra a luta para combater as lesões por esforços repetitivos (LER), mal que aflige milhares de trabalhadores no mundo todo.

90% das doenças do trabalho são LER

Consideradas a principal maior causa de afastamento do trabalho no país, a LER engloba cerca de 30 doenças, acometendo homens e mulheres em idade produtiva. Na maioria das vezes, as doenças são provocadas por atividades relacionadas ao trabalho, como a repetição de movimentos, postura inadequada, fatores psicológicos e sobrecarga física.

Segundo o INSS, no últimos 10 anos cerca de 80% a 90% dos casos de doenças relacionadas ao trabalho são derivadas da LER. 

Sinal de alerta

Além da prevenção, outro objetivo da campanha é alertar o trabalhador para os sintomas da LER, que, apesar de surgirem de maneira lenta, pode evoluir para um quadro mais grave. 

“A simples sensação de peso ou diminuição de força, formigamento, dormência, inchaço, enrijecimento muscular e choques nos membros podem ser sinal de LER. Por isso, é necessário que, ao menor sintoma, o trabalhador procure assistência especializada para evitar o risco de evolução da doença”, fala Osvaldo Silveira, Coordenador do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador.

Fala do Presidente

"Neste dia 28 de janeiro, o mundo lembra o Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforço Repetitivo - LER. Aqui no Brasil, diante do atual contexto de retirada de direitos,  desmonte das políticas sociais e esvaziamento das políticas de saúde e segurança do trabalhador, relembrar o dia de combate à LER não só é mais do que necessário como também é um ato de resistência diante da mentalidade neoliberal do governo atual mais preocupado em agradar os donos do capital do que em proteger o grosso da população brasileira que se encontra em total estado de vulnerabilidade diante da crise econômica e sanitária", reforça o Presidente Sérgio Butka.
 

Cliqe AQUI para conferir a cartilha sobre LER feita pelo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho 

Confira AQUI o vídeo da campanha 

 

COMO IDENTIFICAR SE VOCÊ PODE DESENVOLVER LER:

 

ATENÇÃO, SE VOCÊ IDENTIFICOU UMA OU MAIS OPÇÕES, FIQUE ALERTA  E PROCURE O SINDICATO: (41) 3219-6400 ou pelo www.simec.com.br/atendimento 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.