Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

Opinião

Sérgio Butka - Presidente

Lutamos e preservamos nossos direitos!

Primeiro foi com a Emenda 3. Depois, com a Emenda 21. De todas as maneiras possíveis, os deputados bancados por grandes grupos empresariais tentaram acabar com os direitos dos trabalhadores. Foi necessário muita mobilização para revertermos o quadro, que era extremamente adverso. Mas, no final das contas, ganhamos esta batalha! Com o veto à Emenda 21, a contribuição sindical fica mantida. É importante ressaltar que a manutenção do imposto sindical é de fundamental importância para a sobrevivência dos sindicatos e para os direitos dos trabalhadores.
 
Sem poder de organização, os sindicatos ficariam fragilizados, sem força para defender os trabalhadores. Dessa maneira, a retirada de conquistas históricas como o 13º salário, férias, FGTS, aposentadoria e licença-maternidade, seria só uma questão de tempo. O imposto sindical, que é descontado uma vez por ano e corresponde a um dia de serviço do trabalhador, não significa quase nada quando falamos das grandes vitórias que conquistamos. Aumento real, reposição das perdas salariais, PLR, redução da jornada de trabalho sem redução de salário, vale-mercado, entre outros benefícios, fazem esse pequeno investimento do imposto sindical valer muito a pena.

Essa vitória que conquistamos lá em Brasília mostra toda a força que nós, trabalhadores, temos. Quando nossos direitos foram ameaçados, fomos às ruas, nos mobilizamos. Mostramos toda a nossa indignação perante aqueles que queriam retirar tudo aquilo que conquistamos ao longo dos anos. E, assim, alcançamos o nosso objetivo. É por tudo isso que precisamos manter a união e a mobilização. Somente assim vamos preservar nossos direitos e avançar na luta por um Brasil mais justo, com mais empregos e melhores salários!

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e da Força Sindical do Paraná

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.