Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde

Imagem

Dia Mundial da Saúde: Mantenha-se fisicamente ativo durante o distanciamento social

Dia Mundial da Saúdecai em meio ao combate ao Covid-19(Coronavírus)

Hoje, 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde! A data foi criada em 1950 e foi escolhida por ser o dia da fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que ocorreu em 1948.

O objetivo da data é garantir o melhor nível de saúde para as pessoas em todo o mundo, através da divulgação de temas importantes para a sociedade e que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida.

 

2020: Combate ao Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro de 2020, que o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional – o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional. Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia.

Foram confirmados no mundo 1.133.758 casos de COVID-19 (82.061 novos em relação ao dia anterior) e 62.784 mortes (5.798 novas em relação ao dia anterior) até 5 de abril de 2020.

O Brasil confirmou 11.130 casos e 486 mortes até a tarde do dia 5 de abril de 2020. O Ministério da Saúde do país declarou que há transmissão comunitária da COVID-19 em todo o território nacional.

Uma das recomendações para frear o avanço do vírus é o isolamento social

 

Manter-se fisicamente ativo durante o distanciamento social

Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos de alta intensidade por semana, ou uma combinação de ambos. Essas sugestões podem ser realizadas mesmo em casa, sem equipamento especial e com espaço limitado.

À medida que novos casos da COVID-19 continuam aumentando, muitos indivíduos saudáveis e fisicamente ativos estão sendo obrigados a ficar em casa em isolamento social. Em muitos países, academias de ginástica e outros locais onde as pessoas normalmente realizam atividades físicas estão fechadas e permanecerão assim para conter a disseminação do coronavirus.

Ficar em casa por períodos prolongados pode representar um desafio para permanecer fisicamente ativo. O comportamento sedentário e os baixos níveis de atividade física podem ter efeitos negativos na saúde, bem-estar e qualidade de vida dos indivíduos.

O isolamento social também pode causar estresse adicional e desafiar a saúde mental dos cidadãos. Os diferentes modos de realizar atividade física e relaxamento podem ser ferramentas valiosas para ajudar as pessoas manterem a calma e continuarem a proteger sua saúde durante esse período.

 

A seguir, estão algumas dicas sobre como permanecer ativo e reduzir o comportamento sedentário em casa:

  • Faça pausas curtas e ativas durante o dia. Breves períodos de atividade física somam às recomendações semanais. Você pode usar os exercícios sugeridos abaixo como inspiração para estar ativo todos os dias. Dançar, brincar com crianças e realizar tarefas domésticas, como limpeza e jardinagem, são outros meios para se manter ativo em casa.
  • Siga uma aula de exercícios online. Aproveite as aulas de exercícios online. Muitos deles são gratuitos e podem ser encontrados no YouTube. Se você não tem experiência em executar esses exercícios, tenha cuidado e esteja ciente de suas próprias limitações.
  • Ande. Mesmo em espaços pequenos, andar pode ajudá-lo a permanecer ativo. Se você receber uma ligação, fique em pé ou ande pela casa enquanto fala, em vez de sentar. Se você decidir sair para caminhar ou se exercitar, mantenha uma distância de pelo menos 1 metro das outras pessoas.
  • Levante-se. Reduza seu tempo sedentário, levantando-se sempre que possível. Idealmente, tente interromper o tempo sentado e reclinado a cada 30 minutos. Considere montar uma mesa para continuar trabalhando em pé. Durante o lazer sedentário, priorize atividades cognitivamente estimulantes, como leitura, jogos de tabuleiro e quebra-cabeças.
  • Relaxe. Meditação e respirações profundas podem ajudá-lo a manter a calma. Alguns exemplos de técnicas de relaxamento estão disponíveis abaixo.
  • Para uma saúde plena, também é importante lembrar de comer de forma saudável e manter-se hidratado. A OMS recomenda beber água em vez de bebidas açucaradas. Adultos devem limitar ou evitar bebidas alcoólicas. Jovens, mulheres grávidas e lactantes não devem consumir bebida alcoólica.
  • Abuse das frutas e vegetais e limite a ingestão de sal, açúcar e gordura. Prefira grãos integrais ao invés de alimentos refinados.
  • Para obter mais orientações sobre como comer de maneira saudável, veja aqui o informativo da OMS sobre alimentação saudável

 

Importância da data

Todos os anos um tema é escolhido. Dessa escolha, surgem trabalhos de conscientização que têm como objetivo melhorar gradativamente os fatores que determinam uma vida saudável e levar informação para a população.

 

Dia Mundial da Saúde: Temas dos últimos anos

 

  • 2007: “Investir em saúde para um futuro mais seguro”
  • 2008: “Protegendo a saúde das mudanças climáticas”
  • 2009: “Salvar vidas - Hospitais seguros em situações de emergência”
  • 2010: “1000 cidades - 1000 vidas” (o tema destaca o efeito da urbanização sobre a saúde).
  • 2011: "Resistência aos anti-microbianos" (o tema destaca os fatores que contribuem para o desenvolvimento dos micróbios)
  • 2012: "A boa saúde adiciona vida à idade" (o tema destaca a importância dos cuidados com a saúde para que seja possível ter uma vida produtiva na velhice)
  • 2013: “Hipertensão - Conheça seus números”
  • 2014: “Pequenas picadas, grandes ameaças” (o tema destaca as doenças causadas por vetores, tais como a malária e a dengue)
  • 2015: “Do campo à mesa, obtendo alimentos seguros”
  • 2016: “Combater o diabetes”
  • 2017: “Let’s Talk”, em português: “Vamos conversar” (o tema destacou a depressão)
  • 2018: "Saúde para todos"
  • 2019: “Saúde Universal para Todos”

 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.