Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Vendas no setor automotivo vão acelerar no segundo semestre

Efeitos da redução do IPI já começam a esquentar. Isso, somado a queda da inflação vai fazer saltar a venda de veículos. Até a patrãozada já comemora

Otimismo. Essa é a sensação do setor automotivo quando se fala do segundo semestre de 2012. Não é para menos. Com os primeiros efeitos das medidas de incentivo ao setor já aparecendo e a projeção da queda da inflação no período, as vendas de veículos prometem bombar na segunda metade do ano. Diante desses fatos, Cid Cordeiro, economista do Dieese, acena que  a “expectativa para o segundo semestre é o da retomada do crescimento em um patamar bem maior que o registrado neste primeiro semestre’, diz.

Só para se ter uma ideia  de como a coisa, basta observar que as vendas de veículos em junho bateram recorde. Foram vendidas 353.201 unidades entre automóveis leves, caminhões e ônibus. Uma alta de 16,6% em comparação com o mesmo mês de 2011. Segundo a Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores – Fenabrave, esse foi o melhor mês de junho nas vendas em toda a história do setor automotivo. Em relação as vendas diárias, junho desse ano também obteve a melhor marca em toda a história com a venda média de 17.040 unidades por dia, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos – Anfavea.

Esses números são os primeiros efeitos da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) realizados no final de maio pelo governo.

Patronal também otimista
Até a patrãozada está animada com o cenário da segunda metade do ano.  Para a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea  -  mesmo com a estimativa de que o índice do Produto Interno Bruto (PIB) do país fique entre 2% e 2,7% esse ano, o setor ainda assim vai ter o que comemorar já que, segundo o presidente da entidade, Cledorvino Belini, para cada um ponto porcentual de crescimento da economia, o setor automotivo cresce dois. "Então se o PIB crescer 2%, nosso setor crescerá 4%", afirma.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.