Mantega mantém previsão de alta de 4% a 4,5% para o PIB em 2009
O Brasil crescerá entre 4 e 4,5% em 2009 apesar da crise financeira global, disse nesta quinta-feira (16), o ministro da Fazenda, Guido Mantega. A economia brasileira cresceu vigorosamente nos últimos anos, mas os mercados financeiros do País sofreram um duro golpe desde que a crise se agravou após o colapso do Lehman Brothers, nos EUA, em setembro.
"Eu ainda acredito que nós podemos manter um crescimento entre 4 e 4,5% no ano que vem", disse Mantega a jornalistas. Em setembro, ele havia previsto uma expansão de 5% para o PIB neste ano e de 4%, em 2009.
O Banco Central já adotou uma série de medidas nas últimas semanas destinadas a dar liquidez aos mercados, questão que Mantega havia classificado como fundamental ao longo do dia de ontem.
Antes da crise
Nas primeiras duas semanas de setembro, portanto, antes da crise financeira, o ministro da Fazenda afirmara que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2008 indicava que a economia brasileira devia fechar este ano com um crescimento entre 5% e 5,5%.
A previsão inicial do Governo era em torno de 5%. "O resultado do PIB no segundo trimestre está um pouco mais forte, talvez tenhamos um crescimento em 2008 parecido com o do ano passado, que foi de 5,4%", disse à época.
Fonte:DIAP