Roda de Conversa fala sobre a dependência química e suas consequências para a sociedade
Evento é promovido pela Secretaria de Gênero e da Mulher da Força Sindical do Paraná
A dependência química é mais comum do que podemos imaginar em nossa sociedade, mas, muitas vezes, ela pode não ser percebida ou, até mesmo, não ter a sua gravidade considerada.
O fato é que, enquanto algumas drogas são vistas com maus olhos e também têm o seu consumo proibido pelas leis brasileiras, outras são usadas livremente. E isso não significa que elas não sejam igualmente graves nem que não causem sérios danos à saúde, como é o caso do álcool e do cigarro, que podem levar à morte, de forma direta ou indireta.
A dependência pode ser observada quando o indivíduo começa a se tornar incapaz de resistir à vontade de utilizar a substância — o que pode acontecer com a cervejinha do fim de semana, um comprimido para insônia (crônica ou não) ou uma droga ilícita usada de forma recreativa e isso vai refletir posteriormente em toda a família e trazendo também vários impactos sociais e à saúde pública.
Pensando nisso, a Secretaria de Gênero e da Mulher da Força Paraná promoveu no último dia 8 de junho a “Roda de Conversa: Dependência Química é um Problema de Todos”.
O evento teve a participação de Márcio Calbente que é coordenador geral da comunidade terapêutica Nova Jornada, Presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMPED), Conselheiro da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT), Consultor em dependência química (Eureka Educando FASBAN)
Com falas de muito conteúdo e grande participação da plateia a Roda de Conversa foi extremamente produtiva para esse debate tão importante que deve ser realizado por toda a sociedade.
Confira a Roda de Conversa na íntegra clicado AQUI
Roda de Conversa:
A Roda de Conversa é promovida pela Secretaria de Gênero e da Mulher da Força Sindical do Paraná e tem como objetivo trazer a luz de forma simples debates e reflexões, assim como a busca de possíveis soluções para importantes questões da sociedade em que vivemos.
Fique por dentro das atividades e programação no www.simec.com.br
Comente esta notícia