Dia Mundial de Combate à LER/Dort - 28 de fevereiro
O SMC sempre levantou entre suas bandeiras a prevenção à LER/DORT - Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho - Essa luta se dá também pela qualificação dos diretores sindicais e cipeiros, realizada pelo Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho do SMC. Conhecimento esse que é aplicado no dia a dia do chão de fábrica!
Para conscientizar os(as) metalúrgico(as), o Sindicato disponibiliza vídeos, cartilhas e informações em suas mídias que você confere AQUI
90% das doenças do trabalho são LER/DORT
Considerada a principal maior causa de afastamento do trabalho no país, a LER/DORT engloba cerca de 30 doenças, acometendo homens e mulheres em idade produtiva. Na maioria das vezes, as doenças são provocadas por atividades relacionadas ao trabalho, como a repetição de movimentos, postura inadequada, fatores psicológicos e sobrecarga física.
Segundo o INSS, no últimos 10 anos cerca de 80% a 90% dos casos de doenças relacionadas ao trabalho são derivadas da LER./DORT.
Clique AQUI e conheça mais do Histórico da LER/Dort no Brasil e a luta do Sindicato no artigo do DR. Zuher Handar, médico do trabalho e assessor do SMC.
Atenção para a saúde mental no trabalho
Os danos causados pelos problemas físicos ocasionados por esforços repetitivos e demais insalubridades no chão de fábrica também são responsáveis por problemas na saúde mental dos trabalhadores, tema que merece a devida atenção dos Sindicatos e empresas. Os transtornos psicológicos já são a terceira causa de perícias médicas no INSS, sendo que a depressão ocupa a primeira posição.
As principais causas de transtornos psicológicos no trabalho estão relacionadas a altos volumes de trabalho ou a limitações de tempo. Além disso, exigências contraditórias, falta de clareza quanto ao papel a ser desempenhado e ausência de reconhecimento são fatores que influenciam na saúde mental das pessoas. Caso você, metalúrgico e metalúrgica, esteja com exaustão emocional, falta de energia e outros, não perca tempo e procure ajuda profissional imediatamente.
Palavra do Presidente
O número absurdo de pessoas com LER/DORT e outras doenças do trabalho que tem saído todos os dias das empresas têm explicações: o ritmo de trabalho incessante; formas de gestão que somente priorizam a produtividade e o lucro; redução e competição por empregos; a pressão para que o trabalhador produza cada vez mais em menos tempo possível, entre outros. Esses problemas foram “potencializados” desde a reforma trabalhista passando pelo governo federal anterior. Enquanto persistir esse tipo de mentalidade, que somente prioriza as exigências do mercado estaremos sujeitos a arcar com os custos e prejuízos dessas doenças. É inadmissível que o trabalhador saia de casa para lutar pelo sustento da sua família e volte doente, com problemas físicos ou psicológicos. Para acabar com essa situação é preciso um esforço conjunto de toda a sociedade na luta por uma mentalidade nova no ambiente de trabalho. Uma mentalidade que enxergue o trabalhador não como uma máquina, mas com a dignidade de um ser humano! É isso que vai fazer com que cesse a produção de milhares de doentes nas empresas.
Clique AQUI e confira na íntegra o Voz do Metalúrgico especial em Combate à LER/Dort!
Comente esta notícia