Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Inclusão

Imagem

Oficializada Comissão Permanente para criação do Fórum Paranaense do Direito à Inclusão

Na data em que a Lei de Cotas completou 33 anos (24 de julho) a luta por uma sociedade mais inclusiva no Paraná deu um importante passo.

Durante evento realizado nesta quarta-feira (24) na sede do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba foi oficializada a Comissão Permanente que vai criar o Fórum Paranaense de Direito à Inclusão, de iniciativas dos movimentos sociais e das centrais sindicais Força-PR, CTB, CUT e UGT.

O objetivo do Fórum é garantir os direitos e a promoção da inclusão de diversos grupos, como pessoas com deficiência, idosos, minorias étnicas, LGBTQIA+, entre outros, de maneira contínua e articulada.

Durante o evento de lançamento da comissão permanente foi lida a Carta de Compromisso ressaltando os desafios, a necessidade de diálogo permanente, politicas publicas eficientes, a promoção da conscientização e o fortalecimento da rede de apoio.

Logo após os representantes das entidades participantes assinaram o documento.

Confira o documento com as entidades participantes abaixo dos vídeos.

Confira abaixo alguns depoimentos sobre a criação da comissão permanente.

 

 

 

CARTA COMPROMISSO CRIAÇÃO DO FÓRUM PARANAENSE DO DIREITO À INCLUSÃO

Nós membros de organizações da sociedade civil, representantes de organizações não-governamentais, entidades públicas e privadas, instituições acadêmicas e de pesquisa, comprometidos com a promoção dos direitos humanos e inclusão social, viemos por meio desta carta aberta anunciar e justificar a criação do Fórum Permanente do Direito à Inclusão no estado do Paraná. Para cumprir sua missão, o Fórum deverá desenvolver prioritariamente as linhas de ação descritas a seguir:

  1. Desafios Persistentes: Apesar dos avanços significativos nas últimas décadas, ainda enfrentamos desafios consideráveis na garantia de direitos e na promoção da inclusão de diversos grupos, como pessoas com deficiência, idosos, minorias étnicas, LGBTQIA+, entre outros. A criação do Fórum visa enfrentar esses desafios de maneira contínua e articulada.
     
  2. Necessidade de Diálogo Permanente: A inclusão é um processo dinâmico que requer constante diálogo entre diferentes setores da sociedade. O Fórum Permanente será um espaço dedicado ao debate, à troca de experiências e à construção conjunta de soluções para a promoção da inclusão.
     
  3. Políticas Públicas Eficientes: Para que as políticas públicas sejam realmente eficazes, é crucial que elas sejam elaboradas e implementadas com a participação ativa da sociedade. O Fórum servirá como um canal de comunicação entre a população e os formuladores de políticas, assegurando que as vozes daqueles que mais necessitam de inclusão sejam ouvidas e consideradas.
  1. Promoção da Conscientização: A criação do Fórum também tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a importância da inclusão. Através de eventos, campanhas e atividades educativas, buscaremos sensibilizar a sociedade sobre os direitos e necessidades das pessoas que enfrentam barreiras à plena participação na vida social, econômica e cultural.
  1. Fortalecimento da Rede de Apoio: O Fórum atuará como um ponto de convergência para diversas iniciativas e projetos voltados para a inclusão, fortalecendo a rede de apoio existente e incentivando novas parcerias e colaborações.

Estamos comprometidos em trabalhar de forma colaborativa e transparente, engajando todos os segmentos da sociedade paranaense na construção de um estado mais inclusivo. Acreditamos que a inclusão não é apenas um direito, mas um dever de todos, e que juntos podemos construir um Paraná onde todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades e possam viver com dignidade e respeito.

Convidamos todos os cidadãos, organizações e entidades a se juntarem a nós neste importante movimento. A participação de cada um é fundamental para o sucesso desta iniciativa.

Assinam esta carta:

Alzimara Cabreira Fraga Bacellar - Federação de Mulheres do Paraná

Amabile Leite Marchi - União de Pais Pelo Autismo

Vera Lucia Manica - CTB-PR Sociedade Mulher Trabalhadora

Leticia Lopes - União Paranaense dos Estudantes Secundaristas

Camila Matos - Rede de Mulheres Negras-PR

Paulo Moreira Morimoto da Rosa Júnior - Núcleo de Direitos Humanos-PUCPR

Vanusa Pereira Coelho - SINDIMOC

Tânia Mara Mandarino - Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia

Ivete Caribé da Rocha - Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia

Alexandre Cezar - Instituto Afro-Indígena

Matsuko Mori Barbosa - União Brasileira de Mulheres

Rockmillys Basante Palomo - Ação Social Irmandade Sem Fronteiras

Mariane Josviak - Ministério Público do Trabalho

Paulo Pissinini Jr - Força Sindical

Paulo Pedron - Associação Brasileira de Imprensa

Categorias:

Veja as fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.