
Agosto Laranja: Mês de conscientização da doença autoimune que mais acomete jovens adultos em todo o mundo
O dia 30 de agosto foi instituído pela Lei nº 11.303, de 11 de maio de 2006 como Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla. No Brasil, cerca de 40 mil pessoas são afetadas pela doença. Durante todo o mês de agosto, os centros de saúde do país promovem o “Agosto Laranja” com o objetivo de divulgar a doença e colaborar para o diagnóstico precoce, o tratamento correto e a melhora na qualidade de vida.
O que é a Esclerose Múltipla?
A Esclerose Múltipla é a doença autoimune, do sistema nervoso central, é mais comum em mulheres jovens, com idade entre 20 e 40 anos, mas também pode afetar homens. Não se sabe o que causa a Esclerose Múltipla, e ainda não há cura para ela, mas já existem diversos tratamentos eficazes para a doença. Dentre seus principais sintomas estão: fadiga, problemas de visão, problemas motores (perda de força, função ou perda de equilíbrio), alterações sensoriais como formigamentos e sensação de queimação.
Inclusão e o mercado de trabalho
Em uma pesquisa feita em 2019, realizada pelo Centro de Inovação SESI Higiene Ocupacional, ligado à Firjan, com o apoio da Roche Farma Brasil, revela que cerca de 16 mil pessoas com Esclerose Múltipla não estão no mercado de trabalho e dados coletados pela Blend Edu, uma startup que mobiliza empresas a colocarem a diversidade em prática, mostra que em 2024, 46% das empresas aumentaram seu orçamento de Diversidade e Inclusão.
O Sindicato
O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba reforça seu compromisso com a luta por uma sociedade mais justa, acessível e sem preconceitos. A inclusão de pessoas com deficiência, doenças crônicas e condições invisíveis, como a Esclerose Múltipla, é parte fundamental desta missão. Ao apoiar o Agosto Laranja, o Sindicato busca não só ampliar a visibilidade, mas também provocar debates dentro e fora das fábricas, promovendo a empatia, a informação e o respeito às diferenças.
Ao reforçar a importância da conscientização e do acolhimento, o Agosto Laranja chama atenção para os desafios enfrentados por quem convive com a Esclerose Múltipla. Mais do que uma campanha, é uma oportunidade de ampliar o debate sobre inclusão, acessibilidade e saúde pública no Brasil.
Comente esta notícia