100 anos de luta - Histórias dos Metalúrgicos da Grande Curitiba

Notícias > 102 anos SMC

Imagem

28 DE JANEIRO: 102 ANOS DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DA GRANDE CURITIBA 

Uma história marcada por muita luta em favor  do trabalhador por mais renda, direitos, melhores condições de trabalho e por um Brasil mais justo e melhor para todos os brasileiros

Neste dia 28 de janeiro de 2022, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba completa 102 anos de uma história marcada por muita luta e resistência  em favor dos trabalhadores e do Brasil. 

O SMC é uma entidade que atualmente representa os trabalhadores das indústrias metalúrgicas de toda Grande Curitiba, mas que tem sua atuação reconhecida em todo o Brasil. Não é à toa, que hoje ocupa a posição de prestígio no movimento sindical brasileiro, sendo lembrado constantemente por seus resultados nas lutas contra os cortes de direitos e as conquistas nas negociações. 

Através de uma atuação séria com as reivindicações e bandeiras dos trabalhadores, o SMC construiu toda uma história de avanços e conquistas,  que faz com que hoje o Sindicato seja uma referência nacional e internacional para as lutas trabalhistas.

O INÍCIO DE TUDO
A história do SMC começa a ser escrita em janeiro de 1920. Nessa época, ocorre a primeira reunião que daria início à nova entidade. Um grupo de fundidores que trabalhava na Indústria Muller Irmãos (onde hoje é o Shopping Muller, no Centro Cívico )se encontra pela primeira vez para organizar a categoria. Em assembléia no dia 28 daquele mês, foi criada a Liga Internacional dos Fundidores do Paraná, filiada à Liga de Trabalhadores Europeus da época. Esta é uma data histórica para todos os trabalhadores Metalúrgicos paranaenses. Essa instituição passou por diversas mudanças de nome, categorias abrangidas e de base territorial, até chegar ao atual Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.

LUTAS E CONQUISTAS
Sempre atrelado ao momento histórico do país, o Sindicato sempre participou ativamente de importantes lutas da classe trabalhadora brasileira. Em 1940, se engajou na luta pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). Nos anos 60  e 70, resistiu aos ataques patronais que apoiavam a Ditadura Militar. Nos anos 80, integrou a luta pela redemocratização do país. Nos 90, denunciando o maléfício e liderando as mobilizações contra as políticas neoliberais. Nos anos 2.000, tomando a frente de batalha pela instituição e aprovação das bandeiras de luta da Classe Trabalhadora como a redução da jornada para 40 horas, o fim do Fator Previdenciário, por uma política de valorização salarial, etc.

Tudo isso, sem esquecer as lutas da categoria nas fábricas. Foram milhares de mobilizações e greves por maiores salários, mais direitos e melhores condições de trabalho. Sempre inovando, o Sindicato avançou lançando a estratégia  de fechar acordos por empresa e pacotões salariais que  garantiram aumento real, vale mercado, abonos salariais, redução de jornada entre outros. 

ESTRUTURA
Ao longo desses 102 anos o SMC passou por grandes transformações. Com muita luta e união dos trabalhadores, foi construindo e modernizando sua estrutura para melhor atender a categoria. Hoje, além da linda e moderna sede central, em Curitiba, o Sindicato tem subsedes em São José dos Pinhais e Araucária,   cidades da região metropolitana. Além disso, construiu também uma ampla estrutura de lazer, composta pelo Metal Clube de Campo (sede campestre), em São José dos Pinhais;  o Metal Clube de Praia (colônia de férias) e o Centro de Lazer em Matinhos, no litoral do Paraná.

A HISTÓRIA CONTINUA..
E essa história continua atualmente. Forjado em anos de luta, o SMC traz toda a sua experiência para mobilizar os trabalhadores na luta contra a pandemia, o desemprego e os ataques à renda e direitos do trabalhador e apontar os caminhos que o Brasil deve seguir para retomar o crescimento, o desenvolvimento econômico e para a construção de um país forte, democrático e justo.
 


Veja o vídeo:

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.