
Pessoas com Deficiência: Inclusão e Acessibilidade fazem parte da agenda permanente do SMC
Objetivo é promover a inclusão das PcDS no mercado de trabalho e derrubar mitos e preconceitos que ainda dificultam o pleno emprego de pessoas com deficiência
O Departamento de Saúde e Segurança no Trabalho e a Comissão de Eventos do SMC iniciaram os debates para a criação de uma agenda permanente de trabalho junto às pessoas com deficiência. O objetivo é promover a inclusão das PcDS no mercado de trabalho e derrubar mitos e preconceitos que ainda dificultam o pleno emprego de pessoas com deficiência.
Durante os debates realizados ressaltou-se também a importância do trabalho em rede para ampliar a inclusão, o papel das empresas, do sindicato, dos órgãos públicos, das escolas, da família e do trabalho das pessoas com deficiência. Em breve teremos novidades!
Dados importantes
86% dos profissionais de RH afirmam que as empresas contratam os candidatos apenas para cumprir a Lei de Cotas. Esse fato leva à uma baixa qualidade durante todo o processo de inclusão, desde a entrevista e a contratação até o desenvolvimento deste profissional na hierarquia da organização. As empresas ainda consideram a contratação de um PcD como um custo e não como um investimento, por isso, muitas vezes, acabam não disponibilizando os recursos, o tempo e os profissionais necessários para um processo de inclusão de qualidade.
Ano após ano, as políticas de inclusão procuram eliminar preconceitos, estereótipos e atitudes de gestores, entrevistadores ou colegas de trabalho que desvalorizam o direito das pessoas com deficiência de terem um trabalho de igual importância com os demais trabalhadores sem deficiência. Investir em informações que desmitifiquem tais preconceitos ainda é um ponto fundamental para garantir a existência de um ambiente de trabalho justo e inclusivo para os profissionais com deficiência ou usuários reabilitados pela Previdência Social.
SMC participa de Seminário sobre Inclusão e Acessibilidade no Rio de Janeiro
O Sindicato participou no último dia 20, representado por seu diretor Edson dos Anjos, do Seminário Inclusão e Acessibilidade: o Trabalho e a Pessoa com Deficiência”, realizado na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Osvaldo Cruz.
O evento foi promovido pelo Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência, que existe desde maio de 2017 e tem como objetivo fortalecer ações em prol da equidade e diversidade, consolidando uma política institucional pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Comente esta notícia