
Reunião ampliada do SMC debate questões nacionais e o impacto para a classe trabalhadora
Uma manhã produtiva e de análise sobre importantes questões nacionais. Assim foi a Reunião Ampliada do SMC – Edição Especial de Fevereiro realizada neste sábado (23) no Auditório Diamiro Cordeiro da Fonseca, localizado na sede central do SMC.
A atividade foi pontual até pelo fato de ser realizada na semana em que o presidente da republica Jair Bolsonaro enviou ao Congresso Nacional a Reforma da Previdência que penaliza severamente a classe trabalhadora do país, a exemplo da famigerada Reforma Trabalhista.
O assunto foi explanado pelo economista Fabiano Camargo da Silva do Dieese, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE-PR).
“Não podemos nos iludir. Sabemos que a proposta que o governo vai apresentar não defende o trabalhador da marreta, que começa a trabalhar com 15 anos e que certamente, depois de 45, 55 anos no máximo já não será aproveitado no mercado de trabalho”, ressaltou o presidente do SMC, Sérgio Butka.
O público presente também assistiu ao lançamento da Campanha Uma pela Outra, feita pela Doutora Silvana Niemczewski, presidente nacional da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil e pela assessora do SMC, Gilce Martins. A campanha tem como objetivo intensificar a resistência aos ataques contra os direitos da mulher no mercado de trabalho.
"Quando criamos esta página no Facebook é pra todos terem acesso. É importante que todos tenham conhecimento, inclusive os homens também. É preciso que a situação da mulher no mercado de trabalho seja exposta a sociedade", ressaltou doutora Silvana.
QR Code
Além das questões nacionais, o SMC também apresentou e explicou a plateia a utilização do aplicativo QR Code, mais uma tecnologia para intensificar a comunicação com a base metalúrgica. Esta tecnologia permite que os links sejam acessados rapidamente pela câmera do celular. A ferramenta foi apresentada pelo coordenador de Marketing e Imprensa do SMC, Gláucio Dias.
"A grande vantagem de implantarmos essa novidade é que não ficaremos limitados apenas ao tamanho do papel, permitindo que o sócio acesse rapidamente maiores informações sobre aquele assunto que apresentamos ali. Outra grande vantagem é que ele não vai ter que digitar um link ou ficar procurando um assunto no site do Sindicato, mas vai apenas apontar seu celular e ir direto para a parte que ele quer ler", destaca Sérgio Butka, presidente do SMC.
Vintenários
E, como já é tradição, os sócios que completaram 20 anos de sindicalização receberam os seus certificados e um relógio exclusivo do SMC. “Mais uma vez estamos reforçando a importância de se valorizar estes sócios que ajudaram a construir nossa história de lutas e conquistas. Novamente, o nosso muito obrigado aos mais novos sócios vintenários do SMC”, finalizou o presidente do SMC, Sérgio Butka.
Em breve, as palestras s e entrevistas estarão disponiveis no youtube.com.br/metaltvsmc.
Comente esta notícia